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Regulador britânico proíbe anúncio de associação vegan por ser “gráfico e sangrento”

Rafael Ascensão,

O regulador decidiu que as imagens "gráficas e sangrentas" eram "injustificadas", referindo que as mesmas eram "provavelmente vistas como assustadoras e angustiantes, particularmente pelas crianças".

A Advertising Standards Authority (ASA), órgão regulador britânico da publicidade, baniu um anúncio da Viva!, uma instituição sem fins lucrativos vegan do Reino Unido, por este ser “gráfico e sangrento” bem como “angustiante para as crianças”, refere a Marketing Beat.

No vídeo da campanha, intitulado “New From Killer Yoghurts”, uma mulher come um iogurte não vegan – cujo recheio são vísceras – enquanto lhe escorre sangue pelo queixo. No final, são mostradas imagens do interior de um centro de produção cheio de vacas. “Stop Yoghurting animals, go vegan”, termina o vídeo.

O objetivo passa por alertar para o sofrimento a que os animais são expostos na fabricação deste tipo de produtos não-vegan, mas o anúncio foi alvo de sete reclamações por “ofensa generalizada”, tendo a ASA alertado que “o medo da aflição não deve ser excessivo” e que os marketeers “não devem usar uma afirmação ou imagem chocante apenas para atrair a atenção”.

A autoridade britânica decidiu que as imagens “gráficas e sangrentas” eram “injustificadas“, referindo que as mesmas eram “provavelmente vistas como assustadoras e angustiantes, particularmente pelas crianças“, cita a Marketing Beat.

A Viva!, no entanto, responde que os anúncios pretendem ser paródia e foram direcionados a adultos que “sabem que a carne, laticínios, vísceras e sangue fazem parte da dieta diária do Reino Unido”. A instituição considera ainda que o anúncio é “moderado”, tendo em conta que os espectadores britânicos “estão cada vez mais insensíveis a fatores de choque como a morte e violência na televisão“.

A associação concede que, se fosse agora, teria colocado o anúncio “apenas no YouTube”.

O anúncio foi divulgado pela instituição no Facebook, Instagram, Duolingo e Poki Games. A Duolingo e a Poki Games, no entanto, já anunciaram que bloquearam o anunciante, com efeito imediato, refere a Marketing Beat. A Duolingo disse também que o anúncio foi colocado pela Google Admob, enquanto a Poki Games referiu que a Google catalogou erradamente o anúncio como “comida e bebida”.

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