Pessoas +M

Rupert Murdoch vai deixar a presidência da Fox e News Corp

Rafael Ascensão,

Lachlan Murdoch – o filho mais velho de Rupert Murdoch, que se tornou co-presidente da News Corp em 2014 – parece ser o sucessor, depois de ter sido elogiado pelo pai numa nota aos funcionários.

Rupert Murdoch vai deixar a presidência da Fox e News Corp em novembro, refere o The Wall Street Journal. Murdoch, com 92 anos, abandona o cargo numa altura em que já completou mais de setenta anos numa carreia que o consolidou como um magnata dos media. “Durante toda a minha vida profissional, estive diariamente envolvido com notícias e ideias, e isso não vai mudar. Mas é o momento certo para eu assumir funções diferentes”, refere Murdoch numa nota aos funcionários.

Lachlan Murdoch, o filho mais velho que se tornou co-presidente da News Corp em 2014, parece ser o seu sucessor, indica o The Guardian, tendo em conta que o magnata escreveu na nota aos funcionários que o seu primogénito é um “líder apaixonado e com princípios” que pode conduzir as empresas para o futuro.

Em comunicado, Lachlan Murdoch parabenizou o pai por uma “notável carreira de 70 anos“, em seu nome e em nome dos diretores, chefias e acionistas da Fox e da News Corp. “Agradecemos-lhe a sua visão, o seu espírito pioneiro, a sua determinação inabalável e o legado duradouro que deixa às empresas que fundou e às inúmeras pessoas que impactou”, disse, citado pelo Guardian.

Atualmente com 92 anos, o Rupert Murdoch será presidente emérito das duas empresas, informou também a empresa em comunicado.

O abandono da presidência por parte de Rupert Murdoch surge cinco meses depois de a Fox News ter aceitado pagar 787,5 milhões de dólares (cerca de 719,5 milhões de euros) para não ir a julgamento por difamação, num processo levantado pela Dominion, sistema de voto eletrónico usado nas eleições norte-americanas.

A Dominion acusava a Fox News de ter transmitido acusações falsas de fraude eleitoral na altura da derrota de Donald Trump nas eleições presidenciais nos Estados Unidos, em 2020, argumentando que a Fox News tinha culpado “falsa e intencionalmente” a Dominion pela derrota de Donald Trump para Joe Biden.

As partes acabaram por chegar a acordo depois de o canal, pertencente ao império de Rupert Murdoch, ter concordado pagar cerca de metade dos 1,6 mil milhões de dólares (cerca de 1.462 milhões de euros) pedidos inicialmente pela Dominion.

Rupert Murdoch entrou no negócio dos jornais durante a década de 1950, tendo comprado a Twentieth Century Fox em 1985. O crescimento do império aconteceu com a aquisição de várias estações televisivas norte-americanas e com a criação da Fox Broadcasting. Em 1996 lançou a Fox News, o seu canal mais famoso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.