Governo dá apoio de 25 mil euros a apicultores afetados pelos incêndios de Aljezur, Monchique e Odemira
Apicultores têm direito a 6,80 euros por colmeia de cada apiário elegível, situado até 1,5 quilómetros da mancha ardida. Os pedidos de apoio devem ser apresentados no prazo máximo de 30 dias úteis.
Os apicultores afetados pelos incêndios que ocorreram em maio e nos primeiros dias de agosto nos concelhos de Odemira (distrito de Beja), Aljezur e Monchique (distrito de Faro) vão ter um apoio de 25 mil euros, de acordo com um despacho publicado esta segunda-feira em Diário da República.
“Além da alimentação dos animais das espécies bovina, ovina e caprina que ficaram afetados pela eliminação de pastos usados na sua alimentação, os referidos incêndios comprometeram também a alimentação das abelhas das explorações apícolas cujos apiários se situam na proximidade das áreas ardidas, privando as abelhas do alimento natural que estas áreas lhes proporcionavam”, lê-se no diploma.
Para beneficiarem do apoio, os apiários têm de estar situados até 1,5 quilómetros de distância da mancha ardida nos concelhos de Aljezur, Monchique e Odemira. O apicultor tem direito a um apoio de 6,80 euros por colmeia de cada apiário elegível.
Os pedidos de apoio devem ser apresentados no prazo máximo de 30 dias úteis após a data de publicação do presente despacho normativo, junto da Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) territorialmente competente, instruído com uma ficha de declaração de prejuízos.
A 11 de agosto deste ano, a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, já se tinha comprometido a disponibilizar um apoio extraordinário. Na ocasião, a ministra adiantou que o apoio financeiro seria para os agricultores que ficaram sem alimentação para os animais devido ao incêndio que atingiu os três concelhos.
Além dos apoios aos agricultores afetados pelos incêndios em Aljezur, Monchique e Odemira, o Governo decidiu que “torna-se também prioritário utilizar a dotação para atender à situação igualmente difícil dos apicultores cujas explorações ficaram também afetadas, direta ou indiretamente, pelos incêndios de grandes dimensões que deflagraram no mês de maio e nos primeiros dias do mês de agosto de 2023, e que afetaram os concelhos de Aljezur, Monchique e Odemira”.
O financiamento pelo Ministério da Agricultura e Alimentação é assegurado pela Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) territorialmente competente.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo dá apoio de 25 mil euros a apicultores afetados pelos incêndios de Aljezur, Monchique e Odemira
{{ noCommentsLabel }}