Google Podcasts vai ser encerrado em 2024. O objetivo é levar ouvintes para o YouTube Music
Segundo o YouTube, em 2024 os utilizadores vão ver um "notável aumento" no "investimento na experiência com podcasts" no YouTube Music através de "ferramentas robustas de criação e análise".
A plataforma “Google Podcasts” – lançada oficialmente em 2018 – vai ser “descontinuada” em 2024. A Google pretende agora concentrar os seus esforços e investimentos em podcasts no YouTube Music, refere-se em comunicado.
O YouTube diz que vai aumentar o seu investimento na “experiência podcast” no YouTube Music, de forma a que esta plataforma seja “de uma forma geral, um melhor destino para os fãs e podcasters“, com os recursos exclusivos do YouTube, como a possibilidade de alternância entre o áudio e o visual.
Justificando a decisão, são referidos dados que indicam que 23% dos utilizadores semanais norte-americanos acedem mais frequentemente a podcasts através do YouTube, enquanto apenas 4% o faz através do Google Podcasts.
Segundo o YouTube, em 2024 os utilizadores vão assistir a um “notável aumento” no “investimento na experiência com podcasts” no YouTube Music através de “ferramentas robustas de criação e análise”.
“Nós sabemos que a transição vai levar tempo, mas esses esforços vão-nos permitir construir um produto incrível e um único destino que recompensa os criadores e artistas e proporciona aos fãs a melhor experiência podcast“, diz o YouTube.
O YouTube refere também que vai ajudar os utilizadores do Google Podcasts a migrar para o YouTube Music e garante que nada vai mudar no imediato, pelo que os fãs vão poder continuar a aceder tanto ao YouTube, como ao YouTube Music ou Google Podcasts.
“Estamos comprometidos em ser transparentes na comunicação de alterações futuras com os nossos utilizadores e podcasters“, refere ainda a empresa, acrescentando que mais novidades sobre o processo vão ser partilhadas durante os próximos meses.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.