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Investimento publicitário em áudio deverá aumentar nos próximos 12 meses, aponta estudo

Rafael Ascensão,

Cerca de metade (47%) das agências de publicidade e de meios identificam a publicidade em áudio como "a principal ou uma das principais escolhas" de investimento em media.

Dois terços dos anunciantes (66%) pretendem investir mais em publicidade de áudio digital nos próximos 12 meses e 24% espera mesmo aumentar os investimentos nesta ferramenta entre 11% e 30%. A conclusão é do estudo Europe Digital Audio Advertising Report 2023, produzido pelo GroupM Nexus em parceria com o IAB Europe, que inquiriu 549 anunciantes, agências e editores em 29 mercados (incluindo o português), entre maio e junho de 2023.

Segundo o estudo, os principais fatores que levam os anunciantes a investir em publicidade áudio são a capacidade de criar planos de meios mais amplos (65%), aumentar brand awareness (55%) e atingir públicos específicos (48%).

Cerca de metade (47%) das agências de publicidade e de meios também identificam a publicidade em áudio como “a principal ou uma das principais escolhas” de investimento em media.

Esta aposta em campanhas áudio está a diversificar-se por uma grande variedade de canais e formatos, refere-se no estudo, sendo que a maioria dos anunciantes inquiridos se encontra a direcionar os seus investimentos para o streaming (59%), podcasts (59%) ou rádio online (57%).

“Desde o início da pandemia que o consumo dos formatos áudio aumentou exponencialmente. Acredito que estes devem fazer parte do media mix, uma vez que permitem às marcas comunicarem num ambiente brand safe com share of voices elevados”, diz Luís Gonçalves, head of solutions do GroupM Nexus, citado em comunicado.

De acordo com os dados do Europe Digital Audio Advertising Report 2023, 70% dos profissionais de marketing inquiridos esperam atingir as suas audiências através de anúncios áudio no telemóvel (70%), seguidos dos desktops e portáteis (48%) e dos tablets (44%).

“O facto de o telemóvel ser uma ferramenta de fácil acesso justifica a prevalência deste dispositivo, já que representa para os profissionais de marketing uma oportunidade valiosa para envolver as audiências ao longo de todo o dia”, refere-se em nota de imprensa.

Enquanto 73% dos anunciantes dizem que, do total do seu investimento publicitário, entre 1 a 25% é destinado ao áudio digital, 66% dos editores referem que o áudio digital representa entre 1 a 25% do total das suas receitas publicitárias.

A confiança no áudio digital também deve continuar a subir num futuro mais longo, sendo que tanto os anunciantes (74%) como os editores (64%) vêm oportunidades para um aumento no investimento em áudio nos próximos 18/24 meses.

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