Media

SIC Notícias e CNN Portugal ganham espectadores em dia de relançamento do canal da Impresa

Carla Borges Ferreira,

Em dia de relançamento da SIC Notícias, tanto o canal da Impresa como a CNN Portugal ganharam espectadores. Entre as duas, o dia foi ganho pela estação da Media Capital.

A SIC Notícias entrou esta segunda-feira numa “nova fase da informação”, estreando um novo logótipo e grafismo em antena e apresentando um novo site e uma nova app, bem como uma nova grelha. Nas estações de informação, o dia foi, no entanto, ganho pela concorrente CNN Portugal, que manteve a liderança. Os dois canais ganharam telespectadores.

“Pretendemos iniciar uma nova fase na informação, com uma mudança no canal e, em simultâneo, um novo site e uma nova app que agreguem e potenciem tudo o que fazemos”, diz Ricardo Costa, diretor de informação da SIC, citado em comunicado.

Neste primeiro dia de relançamento da estação, a SIC Notícias foi acompanhada em média por 51,8 mil espectadores – mais 9,4 mil do que na segunda-feira da última semana – e registou um share de 2,8%, mais 0,5 pontos percentuais do que no dia 2 de outubro. Mas não foi só a SIC Notícias que cresceu neste início de semana. A CNN Portugal registou um share de 3,9% (mais 0,6 p.p.) e uma audiência de 71,8 mil espectadores, mais 10,3 mil do que na última segunda-feira.

Entre os canais registados como de informação, a estação da Media Capital, manteve-se então na liderança, neste início de semana, dia em que transmitiu uma entrevista a Luís Montenegro, líder do PSD.

De acordo com a análise da Dentsu Carat para o +M, a CNN Town Hall, com Luís Montenegro, foi acompanhada por 146,7 mil pessoas e teve um share de 3,4%. O espaço Pedro Nuno Santos, que estreou ontem na SIC Notícias, foi seguido por 87,4 mil pessoas e registou um share de 2,1%.

Embora com uma audiência bastante mais residual, o canal de informação do operador de serviço público, a RTP3, registou também um crescimento esta segunda-feira, tendo sido acompanhado por 15,5 mil pessoas.

Em sentido contrário a CMTV, que não está registada como canal de informação mas como generalista, caiu ontem 1,2 p.p. Regista, mesmo assim, uma audiência em torno dos 100 mil espectadores e um share de 5,4%, liderando nos canais cabo.

No top dos 15 programas mais vistos, a CNN Portugal conquistou ontem três posições, a SIC Notícias duas e a CMTV preencheu as restantes 10.

Analisando também o perfil dos quatro canais, tanto a SIC Notícias como a CNN Portugal têm um perfil de telespectadores mais masculino, sendo tanto a RTP3 como a CMTV mais equilibradas em termos de género. A CNN Portugal é o canal mais transversal em termos de faixa etária e a SIC Notícias em termos de penetração nas diferentes regiões.

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.