Media

SIC lidera audiências televisivas por quatro décimas. TVI ganha no prime time

Carla Borges Ferreira,

TVI conquistou, por duas décimas, a liderança do prime time em outubro. Em mês de relançamento da SIC Notícias, os canais de informação da Media Capital e da Impresa continuam separados por 9 décimas.

 

Quatro décimas é a distância que separa a SIC e a TVI na média do mês de outubro. O canal da Impresa continua na liderança, com um share de 15,5%, mais duas décimas do que em setembro. A TVI, por seu turno, fechou o mês com um share de 15,1%, mais três décimas do que no mês anterior. Os dois canais ficam assim separados por menos uma décima do que em setembro, num mês em que também a RTP viu o share aumentar para os 11,2%, um crescimento de meio ponto percentual.

Em termos absolutos, a SIC foi acompanhada em média por 316 mil espectadores, a TVI por 307,7 mil e a RTP1 por 228,2 mil. O total cabo, cuja audiência é diluída pelos muitos canais que o constituem, relembra a Dentsu/Carat, que elabora mensalmente este ranking para o +M/ECO, foi visto em média por 850,8 mil telespectadores.

No ranking dos canais mais vistos do cabo, a liderança vai mais uma vez para a CMTV, com um share de 5,6% e uma audiência média de 113,8 mil telespectadores. Entre os canais de informação, e em mês de relançamento da SIC Notícias, a primeira posição continua a ser ocupada pela CNN, com um share de 3,3% e uma média de 67,2 mil espectadores.

A SIC Notícias, por seu turno, obteve um share de 2,4% e regista uma audiência média de 47,9 mil espectadores. A distância entre os dois canais continua a ser de nove décimas, a mesma de setembro.

Fox, Hollywood e Fox Movies são os canais de ficção mais vistos.

 

Analisando por período horário, outubro regista mudanças de posição no prime time, o período mais importante do dia, com a TVI a ganhar, por duas décimas, esta faixa horária. A estação da Media Capital fechou assim o mês com um share de 17,3%, contra os 17,1% da SIC, que em relação ao mês anterior caiu três décimas neste horário. A TVI segue primeira posição o resto da noite e madrugada, enquanto os períodos entre as 12h e as 20h é liderado pela SIC. A RTP continua a segurar a liderança entre as 7h30 e as 10h.

No ranking dos 15 programas mais vistos, a SIC ocupa seis posições, a TVI cinco e a RTP1 quatro. No cabo, sem exceção, os 15 programas mais vistos são da CMTV.

Nota Técnica para a produção da análise evolutiva e mensal
Dados: Yumi / Caem_TV Fonte: Mediamonitor/ GFK Análise Dentsu/Carat para o +M/ECO
Outros: Vídeo, DVD, VHS, Blu-Ray, satélite, consolas, unmatch (além dos 150 canais medidos e o time-shift com um delay de 7 dias), plataforma dos operadores (vídeo clube, jogos)
Aud. Total: Percentagem de indivíduos que contactaram um canal, pelo menos uma vez.
Aud. Média: Audiência provável que contacta com o canal em qualquer momento do período respetivo.
Tempo médio despendido: Média do tempo que cada indivíduo contactado despendeu com um canal num determinado período.
Share Aud.: Percentagem de tempo que é despendido a ver um dado canal relativamente ao tempo total de visão do meio (Televisão) num determinado período.

Top produzido para programas “Net” (TeleReport), com duração superior a 3 minutos. Audiência corresponde à média ponderada das partes do programa. Não são considerados como programas: Sorteios e Tempo de Antena.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.