Ideias +M

Fnac desafia à doação de livros usados este Natal

+ M,

Os livros em boas condições são encaminhados para instituições de solidariedade, enquanto os outros são direcionados para a reciclagem onde são "convertidos" em bens alimentares.

Este ano a Fnac, em parceria com a Entrajuda, desafia à doação de livros usados através de uma campanha de responsabilidade social que tem como mote “Dá um livro usado e muda um Natal para sempre”.

O objetivo é que os clientes Fnac doem livros usados nas lojas, de forma a contribuírem para as bibliotecas de cinco mil instituições de solidariedade, visando “democratizar o acesso a recursos culturais que contribuam para a inclusão social e o combate à pobreza cultural“. A iniciativa decorre até 20 de dezembro.

“Estamos muito entusiasmados com esta campanha que fortalece as instituições de solidariedade social e promove a leitura e a educação. Acreditamos firmemente que o poder dos livros pode transformar vidas e é por isso que encorajamos todos a participarem, doando um livro usado e ajudando-nos a fazer a diferença na vida de alguém neste Natal”, afirma Inês Condeço, diretora de marketing e comunicação da Fnac Portugal, citada em comunicado.

Por parte da Entrajuda, a sua diretora Marta Vinhas considera que “esta é uma iniciativa vencedora à partida, pois mobiliza toda a sociedade civil para várias causas em simultâneo: a cultura, a solidariedade social e a proteção do ambiente”.

Os livros recolhidos pela Fnac no âmbito desta campanha são entregues à Entrajuda que, no âmbito do Banco de Bens Doados, faz depois uma triagem para encaminhar os livros em boas condições para instituições de solidariedade. Já os livros em pior estado são direcionados para a reciclagem, no âmbito da campanha ‘Papel por Alimentos’ do Banco Alimentar, através da qual o papel reciclado é convertido em bens alimentares a distribuir pelos mais carenciados.

“Ao dar uma segunda vida aos livros, a Fnac pretende transformar os livros usados em presentes que duram para sempre e reforçar, assim, o seu compromisso enquanto agente social cultural, abastecendo com livros as bibliotecas ao serviço de populações desfavorecidas”, ao mesmo tempo que reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade através da campanha ‘Papel por Alimentos’, refere-se em nota de imprensa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.