Mercadona é o supermercado que mais agrada aos consumidores, revela inquérito da Deco
O agrado em relação aos preços é o fator que mais influencia a satisfação dos consumidores com as cadeias de supermercado. Segue-se a satisfação com o que se compra e o conforto da loja.
As lojas Mercadona são aqueles que mais agradam aos portugueses, revela o inquérito anual de satisfação com os supermercados feito pela Deco. O estudo da associação de defesa do consumidor refere também que as lojas El Corte Inglés/Supercor e MyAuchanocupam as posições seguintes na preferência dos consumidores nacionais.
O inquérito, que reuniu 4.412 respostas em relação a 20 cadeias de lojas físicas e quatro online, explica que a liderança das lojas Mercadona está relacionada com o conforto, indicação dos preços, qualidade do peixe, qualidade e disponibilidade dos produtos de marca própria e satisfação com os produtos comprados. Os únicos fatores que reúnem menor satisfação nesta cadeia prendem-se com as promoções e descontos.
Já nos supermercados El Corte Inglés/Supercor, a qualidade da carne é o fator com maior índice de satisfação – sendo o mais elevado entre as 20 cadeias analisadas -, seguindo-se o conforto dos espaços e estacionamento. Por outro lado, o preço dos produtos, as promoções e os descontos são os indicadores que menos satisfazem quem faz compras nestes estabelecimentos.
No terceiro lugar, as lojas My Auchan agradam aos consumidores pelo seu estacionamento e qualidade da carne e peixe.
No top 10 segue-se o Aldi, Auchan, Lidl, Coviran, E.Leclerc, Continente e Intermarché Contact. Os últimos três lugares são ocupados pelo Continente Modelo (Madeira), Minipreço e Pingo Doce (Madeira).
O agrado em relação aos preços é o fator que mais influencia a satisfação dos consumidores em relação às cadeias de supermercado, ao que se segue a satisfação com o que se compra e o conforto da loja (espaço, limpeza e luminosidade).
No entanto, entre as várias as razões que levam os inquiridos a um supermercado em detrimento de outro, a principal (38%) é o lado prático (ficar próximo de casa ou emprego). Apenas 15% dos consumidores mencionaram a qualidade dos produtos em geral e o facto de a loja praticar bons preços, sendo que a cadeia Mercadona é a única onde a qualidade dos produtos é o fator que mais pesa na escolha.
No que diz respeito a compras online, o site do El Corte Inglés é o preferido dos consumidores portugueses. Segue-se o Pingo Doce (Mercadão), Auchan e Continente.
O aspeto que mais influencia a satisfação global junto dos sites dos supermercados é a precisão na entrega, mas a disponibilidade dos produtos, a pontualidade da entrega e a condição dos produtos à chegada também determinam a escolha dos consumidores. Entre os produtos que os consumidores portugueses preferem comprar online encontra-se o pão, roupa, calçado, fruta fresca e legumes.
Segundo outros dados avançados no estudo, 55% dos consumidores vão ao supermercado uma ou duas vezes por semana, 67% pagam com cartão de débito e 53% visitam todas as semanas o mesmo supermercado. Três quartos dos inquiridos dizem nunca ter comprado num supermercado online. Já o montante médio gasto mensalmente em supermercados pelos inquiridos é de 347 euros.
O estudo foi feito tendo por base um inquérito de satisfação com as lojas físicas, onde foram consideradas 4.412 respostas e ainda respostas de 2022 “de forma a garantir maior estabilidade nos resultados, pelo que foram reunidas mais de 20 mil experiências válidas em 20 supermercados”, explica-se em nota de imprensa.
Já no caso das lojas online, o grau de satisfação dos clientes baseou-se nas respostas de quem efetuou compras nos sites e recebeu os produtos em casa, através de um serviço operado pelo supermercado. Foram obtidos resultados para quatro plataformas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.