Ideias +M

Clube da Criatividade de Portugal abre votação do Festival CCP à indústria

Carla Borges Ferreira,

“Temos mais de 2.500 simpatizantes e 233 sócios profissionais e freelancers ativos. Se tivermos um Júri Shortlist a votar com mais de 300 profissionais, ficamos contentes", aponta Susana Albuquerque.

Susana Albuquerque, presidente do Clube de Criativos de Portugal, em entrevista ao ECO - 16NOV22
Susana Albuquerque, presidente do Clube de Criativos de Portugal, em entrevista ao ECOHugo Amaral/ECO

O Clube da Criatividade de Portugal (CCP) vai abrir a primeira fase da votação do Festival CCP a toda a indústria. A votação deste novo grupo de Júri Shortlist vai contar 50% para o apuramento dos trabalhos em shortlist, o mesmo peso que terá a votação do júri oficial. Será a primeira vez, em 26 anos de Festival.

“A criação deste júri shortlist vem trazer mais interesse e participação do nosso mercado no Clube. Pelo menos assim o esperamos. O Júri Shortlist é um painel mais alargado de profissionais experientes que vai poder ver e votar de uma forma isenta e responsável todos os trabalhos a concurso numa das categorias do Festival”, avança ao +M Susana Albuquerque.

A presidente do CCP vê esta como “uma oportunidade única de conhecer o que o mercado está a fazer, de refletir sobre critério, e porque não até, de elevar o critério. Ser jurado no CCP é sempre uma experiência na qual se aprende muito, e estamos convencidos que este Júri Shortlist vai concluir isso mesmo”, justifica.

Todos os elementos de Júri de Shortlist vão receber diretrizes do presidente de júri da categoria que escolherem avaliar, para que possam conhecer os critérios de votação que deverão seguir. Depois disso, votarão em todos os trabalhos da categoria que escolheram avaliar, não podendo votar nos seus trabalhos ou em trabalhos que pertençam à sua empresa. A possibilidade de integrar este júri está aberta a todos os sócios do Clube, mediante inscrição no site do CCP.

Temos uma base de dados de mais de 2.500 simpatizantes do CCP e temos 233 sócios profissionais e freelancers ativos. Se tivermos um Júri Shortlist a votar com mais de 300 profissionais, ficamos contentes”, aponta Susana Albuquerque. “Um clube onde há participação ativa dos sócios é um clube forte”, reforça. No total o Clube ter cerca de 400 sócios ativos.

A votação da shortlist decorrerá online de 19 de abril até 2 de maio. O júri oficial, que será revelado no início do próximo ano, terá a responsabilidade de fechar a shortlist e decidir a atribuição de todos os prémios.

O CCP evoluiu há um ano de Clube de Criativos de Portugal para Clube da Criatividade de Portugal. O balanço, nas palavras da presidente, é positivo. “Muita gente que não se revia no CCP sente-se agora bem-vinda e representada, esse sentimento tem-nos chegado de todo o tipo de perfis que trabalham no nosso mercado. Não é só uma questão de naming, óbvio, mas ajudou a que reparassem que o Clube não é só para quem se senta em departamentos criativos, é um Clube que defende ativamente o valor e o impacto da criatividade”.

Quem se sentia representando, prossegue, também não se sentiu excluído com a mudança de nome. “Tivemos recordes de inscrições no festival, recorde de público na Semana Criativa, alargámos os rankings a mais profissionais. Somos mais e isso é importante para sermos melhores”, descreve.

Com o ano a terminar, para 2024 o objetivo é “manter este espírito de inclusão no Clube” e continuar a promover o valor da criatividade junto de todos os que têm um papel ativo sobre ela, ou seja “quem cria, quem produz, quem aprova e até quem a consome”, enumera Susana Albuquerque.

O 26º Festival CCP 2024 terá lugar de 17 a 24 de maio de 2024, em Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.