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Festival CCP: ABCLGBTQIA+, da The Walt Disney Company e Stream and Tough Guy, e O Escritório são os grandes vencedores

Carla Borges Ferreira,

The Forgotten Team, da Dentsu Creative para a Meo, e a Amnistia Internacional, venceu o GP Jornalistas. O GP para o Bem foi para a Petição Luto Parental, da Tux&Gill para a Acreditar.

Créditos: Francisco Melim

A campanha “ABCLGBTQIA+”, da agência in-house da The Walt Disney Company (TWDC), em colaboração com a Stream and Tough Guy (SaTG), para a Fox Life e a ILGA, foi a vencedora do Grande Prémio CCP 2023.

O projeto vencedor é um novo glossário de linguagem inclusiva criado para ensinar o país inteiro, que fornece material didático de fácil aprendizagem em vídeo, texto e áudio. Livre de direitos, pode ser reutilizado por qualquer pessoa, marca ou instituição. “Com o glossário online e as palavras por toda a media, o impacto foi enorme. E o ABCLGBTQIA+ é hoje um programa de formação em Universidades Sénior, num esforço de transformar os mais conservadores, num dos maiores símbolos de tolerância que esta causa poderá ter”, descrevem as agências na apresentação do projeto.

O “ABCLGBTQIA+” que teve como diretores criativos Hellington Vieira e Miguel Durão, da TWDC e da SaTG, conseguiu, entre outros resultados, +15 milhões de earned media impressions, +5 milhões de media value, 118 artigos de opinião, 75 países visitaram a plataforma, 34 países descarregaram o glossário, que teve mais de 18 mil ficheiros descarregados.

O “The Forgotten Team”, da Dentsu Creative para a MEO e a Amnistia Internacional, venceu o Grande Prémio Jornalistas. Neste trabalho, a operadora aliou-se à Amnistia Internacional e criou a Forgotten Team, uma equipa de futebol em tributo aos milhares de trabalhadores migrantes que deram as suas vidas pelo Campeonato do Mundo no Qatar. A camisola era inspirada nos coletes amarelos dos trabalhadores e tinha nas costas o Artigo 4 do Human Rights Act. Onze trabalhadores migrantes tornaram-se embaixadores da campanha e deram a cara e a voz para contar as histórias reais do que aconteceu. Tiraram uma fotografia como uma seleção verdadeira e, à semelhança dos típicos cartazes de seleções de futebol, foram posteriormente publicados como encarte nos principais jornais desportivos do país, pode ler-se na descrição da peça.

O Grande Prémio para o Bem foi atribuído à campanha “Petição Luto Parental” da Tux & Gill para a Acreditar, iniciativa que conseguiu, através de uma petição pública para levar o tema à Assembleia da República, passar de cinco para 20 dias o tempo de luto parental. A lei, simbolicamente a primeira de 2022, foi aprovada em 39 dias.

Crédidtos: Francisco Melim

O Escritório, pela soma de todos os prémios, foi eleito a Agência do Ano e a Super Bock ganhou o título de Anunciante do Ano.

Com 1030 inscrições feitas por 147 empresas, a shortlist chegaram 389 trabalhos. Foram atribuídos no total 44 ouros, 84 pratas e 114 bronzes.

Vencedores por categoria:

  • Publicidade
    Melhor Agência: O escritório
    Melhor Anunciante: Super Bock e Domino’s Pizza (empate)
  • Design
    Melhor Estúdio: Graficalismo
    Melhor Anunciante: Ciclopes
  • Digital
    Melhor Agência: Graficalismo
    Melhor Anunciante: Mister Cimba
  • Experiências de Marca
    Melhor Agência: Uzina
    Melhor Anunciante: Samsung
  • Craft em Publicidade
    Melhor Produtora de imagem: 78
    Melhor Produtora de Som: Guel
    Melhor Anunciante: Ikea
  • Criatividade em Meios
    Melhor Agência: Dentsu Creative
    Melhor Anunciante: MEO e Amnistia Internacional
  • Integração e Inovação
    Melhor Agência: Uzina
    Melhor Anunciante: FOX Life e ILGA

Os vencedores do 25º Festival CCP foram conhecidos na noite desta sexta-feira, no espaço da antiga Fábrica do Pão do Hub Criativo do Beato. Os trabalhos vencedores podem ser consultados na plataforma online do Clube.

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