Negócios +M

Worten lidera o investimento publicitário em mês de Black Friday

Carla Borges Ferreira,

Arena e Fuel são as maiores agências, de meios e criativa, de novembro. No acumulado dos 11 meses, Modelo-Continente, seguido pela Unilever-Fima e a Altice Portugal são os maiores anunciantes.

A Worten é a maior anunciante de novembro. Em mês de Black Friday, e de acordo com o ranking mensal elaborado pela MediaMonitor, a empresa investiu em publicidade, a preços de tabela — ou seja, sem os descontos negociados com os meios — 51,1 milhões de euros. Deste montante, 49,3 milhões foram em televisão, 774 milhões em rádio, 535 milhões em internet, 416 milhões em outdoor e 90 mil euros em imprensa.

O segundo maior anunciante de novembro foi a Nestlé Portugal, com 46,6 milhões de euros, e na terceira posição surge o Modelo Continente, com 40,9 milhões. Nestes dois casos a esmagadora maioria do investimento também é canalizado para televisão, com a internet a sobressair como o segundo meio, com 1,9 milhões, no caso do Continente.

L’Oréal Portugal e Santa Casa da Misericórdia ocupam as duas últimas posições do top 5. No ranking dos 10 maiores anunciantes do país surgem ainda a Procter & Gamble, a Vodafone, a ITMI Norte e Sul (a dona do Intermarché), o Pingo Doce e o Ediclube.

Por meios, e excluindo a televisão, a EDP foi o maior anunciante em internet, a Santa Casa da Misericórdia em outdoor e também em rádio e a Rolex em cinema. Em imprensa, a dona do Diário de Notícias e Jornal de Notícias surge como maior anunciante, seguida pela dona do Correio da Manhã e do Record.

Nas agências de meios, e também aqui estamos a falar de preços de tabela, o mês foi liderado pela Arena, com 185,8 milhões de euros. Seguem-se, no top 3, a Carat (162,2 milhões) e a Wavemaker (154,8 milhões). A OMD e a Initiative surgem nas posições seguintes, num ranking que tem ainda nos lugares cimeiros a Havas Media, a Zenith, a Universal McCann, a Minshare e a Starcom Mediavest Group.

Nas agências criativas as primeiras posições são ocupadas pela Fuel, VMLY&R e Havas Worldwide. Seguem-se a Wunderman Thompson, a Publicis, a BBDO, a Bar Ogilvy, a McCannErickson, a TBWA e a Dentsu Creative.

No acumulado dos primeiros 11 meses do ano o ranking dos anunciantes é encabeçado pelo Modelo-Continente, seguido pela Unilever-Fima e a Altice Portugal. A Arena Media, a OMD e a Carat lideram nas agências de meios e Fuel, a Publicis Publicidade e a VMLY&R nas agências criativas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.