Helpo usa notoriedade de grandes marcas em campanha de apadrinhamento
Tendo como mote “apadrinhe uma criança e marque a vida de muitas mais”, a campanha conta com o apoio pro bono da DDB - Omnicom Creative Hub e da The Square.
A mais recente campanha da associação Helpo recorre à notoriedade da Galp, Ikea, Nos e Super Bock para promover o seu programa de apadrinhamento de crianças em Moçambique e São Tomé e Príncipe, fazendo uso de algumas das campanhas mais icónicas destas marcas.
“A campanha pareceu-nos de certa forma original porque estaríamos a levar o nome da Helpo até às pessoas, mas entregando-o por uma outra via que são outras marcas e campanhas que à partida já conhecem“, explica Margarida Assunção, responsável pelo Programa de Apadrinhamento de Crianças da Helpo, ao +M.
A ideia passou portanto por “ir buscar campanhas que ficaram na memória dos portugueses, que à partida todos conhecemos, havendo esse lado engraçado de em nenhum momento se falar das marcas. Embora pareça que falamos delas, as marcas não estão lá”, acrescenta Margarida Assunção, referindo que estas tiveram conhecimento das artes gráficas finais e autorizaram a divulgação das mesmas.
Neste sentido foram recriados os visuais de anúncios destas quatro marcas de forma a apelar ao apadrinhamento com os motes “Amigo é aquele que vira padrinho” (Super Bock), “Temos que falar sobre apadrinhar” (Nos), “Apadrinhar é por energia no que mais importa” (Galp) e “1 em 10 vão apadrinhar depois de verem este anúncio? É provável” (Ikea).
Tendo como mote “apadrinhe uma criança e marque a vida de muitas mais”, a campanha que decorre até ao final de dezembro conta com a criatividade e apoio pro bono da agência DDB – Omnicom Creative Hub, assim como da agência The Square no que toca à sua divulgação e planeamento de meios.
A campanha marca presença nos meios digitais da Helpo e em mupis (digitais e papel) em vários pontos do país. Na distribuição dos mupis a associação conta com parcerias com as Infraestruturas de Portugal (IP), MOP e Câmara Municipal de Cascais, entidades que cederam espaço para a divulgação da campanha em locais como estações de comboio, no metro ou na rua.
Embora a campanha seja lançada perto da altura do Natal, “em que nos lembramos mais de ajudar os outros”, a ajuda “é necessária durante todo o ano”, relembra Margarida Assunção, referindo que o objetivo último da campanha é angariar novos padrinhos e madrinhas que possam apadrinhar crianças em Moçambique e São Tomé e Príncipe de forma que a Helpo possa continuar a deixar a sua marca na vida de milhares de crianças.
Ao apadrinhar uma criança em Moçambique ou em São Tomé e Príncipe, o padrinho ou madrinha “não está apenas a apoiar o seu afilhado” mas sim a “a distribuir o apoio por toda a comunidade escolar onde a criança está inserida”, refere-se no site da Helpo. Este programa de apadrinhamento conta atualmente com o apoio de cerca de quatro mil padrinhos e madrinhas.
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