Incubadora da ESA em Portugal quer “impulsionar” ideias de negócio espaciais

Programa destina-se a empreendedores, startups, PME, investigadores e estudantes que procurem criar ou impulsionar os seus negócios, com um apoio financeiro que varia entre 50 mil a 125 mil euros.

O ESA Space Solutions Portugal, coordenado pelo Instituto Pedro Nunes, abriu as candidaturas para o ESA Business Incubation Centre (ESA BIC) Portugal. A “maior rede de incubação na Europa” pretende apoiar startups e ideias de negócio que utilizem dados e tecnologias espaciais. O prazo para a submissão de candidaturas decorre até 10 de março.

O programa destina-se a empreendedores, startups, PME (até cinco anos), investigadores e estudantes, que procurem criar ou impulsionar os seus negócios. Os projetos selecionados irão contar com um apoio financeiro de 50 mil euros, ou investimento de até 125 mil euros em parceria com a Portugal Ventures.

O ESA BIC Portugal, o centro de incubação de empresas da Agência Espacial Europeia (ESA) no país, conta com uma rede de 15 incubadoras, incluindo nas Regiões Autónomas dos Açores e Madeira.

Em comunicado, o Instituto Pedro Nunes realça que o ESA BIC Portugal promove, desde 2014, a criação de empresas no setor espacial, bem como a transferência e a comercialização de tecnologias espaciais.

A iniciativa, que conta com o apoio da ESA, da Anacom e da Portugal Ventures, já apoiou 58 startups que utilizam tecnologia espacial para inovar e criar novos produtos e serviços. Em 2022, essas startups geraram uma receita total de cerca de 6,2 milhões de euros e uma taxa de exportação de 60%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Incubadora da ESA em Portugal quer “impulsionar” ideias de negócio espaciais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião