Pessoas +M

Marcelo lidera exposição televisiva em 2023. Protagonizou quase 98 horas de informação

Rafael Ascensão,

António Costa é a única figura que apresenta valores aproximados aos do Presidente da República. Embora a uma grande distância dos dois primeiros, André Ventura é terceiro na lista.

Foram 2.144 as notícias protagonizadas por Marcelo Rebelo de Sousa em 2023, num total de 97 horas e 59 minutos de duração. Foi o político com maior exposição mediática no ano passado.

Na segunda posição, perto do Presidente da República, surge António Costa depois de ter protagonizado 2.021 notícias ao longo do ano passado, num total de 96 horas e 51 minutos de duração. A fechar o pódio, bem distanciado dos dois primeiros lugares, surge André Ventura, líder do Chega, que interveio na primeira pessoa em 1.241 notícias com 54 horas de duração. Os dados são do serviço Telenews, da Marktest.

Luís Montenegro surge em quarto lugar e Manuel Pizarro ocupa a quinta posição. Enquanto o presidente do PSD protagonizou 1.008 notícias, num total de 41 horas e 57 minutos, o ministro da Saúde interveio na primeira pessoa em 937 notícias, totalizando 38 horas e 35 minutos de duração em 2023.

Entre os dez nomes que mais figuraram nas notícias televisivas durante o ano de 2023, segue-se Fernando Medina, ministro das Finanças (28 horas e 3 minutos), Rui Rocha, líder da Iniciativa Liberal (27 horas e 12 minutos), Mariana Mortágua, coordenadora do Bloco de Esquerda (26 horas e 31 minutos), José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna e que foi candidato a secretário-geral do PS (25 horas e 23 minutos) e Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP (18 horas e 49 minutos).

A análise foi feita, de acordo com dados da Telenews, aos principais noticiários dos canais generalistas e excluiu programas, debates ou entrevistas. A contabilização do tempo refere-se ao tempo total de duração da notícia em causa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.