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António Costa com exposição televisiva reforçada em novembro

Rafael Ascensão,

Em novembro, a RTP1, SIC e TVI emitiram 258 horas de informação regular, numa descida de 0,5% face a outubro. Este período de tempo informativo representa, no entanto, uma subida homóloga de 5,9%.

António Costa reforçou a sua posição enquanto líder da exposição mediática na televisão em novembro, depois de ter destronado o Presidente da República em outubro. Durante o mês de novembro, o primeiro-ministro protagonizou 199 notícias num total de 11 horas e 2 minutos. Foi um crescimento face às 174 notícias e 7 horas e 34 minutos registados em outubro.

O segundo no ranking de exposição mediática continua a ser Marcelo Rebelo de Sousa, ao protagonizar 137 notícias, com 8 horas e 34 minutos de duração. A fechar o pódio aparece André Ventura, líder do Chega, que escalou duas posições em relação a outubro, depois de intervir na primeira pessoa em 146 notícias com 6 horas e 17 minutos de duração. Os dados são do serviço Telenews, da Marktest.

Luís Montenegro, figura na quarta posição, depois de o líder do PSD ter protagonizado 106 notícias com um total de 5 horas e 19 minutos de duração, enquanto José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna e candidato à liderança do PS, protagonizou 96 notícias, com 4 horas e 34 minutos de duração, ocupado assim o quinto lugar.

Entre os dez nomes que mais figuraram nas notícias segue-se Mariana Mortágua, coordenadora do Bloco de Esquerda (4 horas e 22 minutos), Pedro Nuno Santos, deputado e candidato à liderança do PS (3 horas e 59 minutos), Rui Rocha, líder da Iniciativa Liberal (3 horas e 51 minutos), Manuel Pizarro, ministro da Saúde (3 horas e 32 minutos) e Joana Bordalo e Sá, presidente da Federação Nacional dos Médicos (3 horas e 23 minutos).

A análise foi feita, de acordo com dados da Telenews, aos principais noticiários dos canais generalistas e excluiu programas, debates ou entrevistas. A contabilização do tempo refere-se ao tempo total de duração da notícia em causa.

Também segundo a Marktest, durante o mês de novembro, os três principais canais da televisão portuguesa – RTP1, SIC e TVI – emitiram 258 horas de informação regular, numa descida de 0,5% face a outubro. Este período de tempo informativo representa, no entanto, uma subida homóloga de 5,9%.

Ao longo do mês de novembro, no total, foram emitidas 6.874 notícias, registando-se uma descida de 0,6% face ao mês anterior e de 1,3% em relação a novembro de 2022. Já a duração média das notícias emitidas foi de 2 minutos e 15 segundos, exatamente o mesmo tempo daquele registado em outubro.

A média diária de oferta noticiosa por canal foi assim de 2 horas e 52 minutos, mais 5 minutos do que no mês anterior.

Em novembro de 2023, a RTP1 voltou a ser a estação que emitiu mais notícias, com 2.378 peças, enquanto a SIC foi o canal que mais tempo de grelha dedicou à informação regular, num total de 50 horas.

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