Pessoas +M

António Costa destrona Marcelo como protagonista da TV em outubro

Rafael Ascensão,

Em relação a setembro, a RTP1, SIC e TVI emitiram em conjunto mais tempo de informação regular (4,1%), num total de 260 horas. Transmitiram, no entanto, menos notícias.

António Costa destronou Marcelo Rebelo de Sousa enquanto líder da exposição mediática na televisão, ao protagonizar 174 notícias repartidas por 7 horas e 34 minutos de duração durante o mês de outubro.

A seguir ao primeiro-ministro surge o Presidente da República, que protagonizou 134 notícias, com 5 horas e 32 minutos de duração. A fechar o pódio – devido à crise no setor da saúde – surge Manuel Pizarro, ministro da Saúde, com 111 notícias de 4 horas e 58 minutos de duração. Os dados são do serviço Telenews, da Marktest.

Protagonizando 83 notícias, com 4 horas de duração, Fernando Medina, ministro das Finanças, ocupa a quarta posição, enquanto André Ventura, líder do Chega, é quinto ao ter sido protagonista na primeira pessoa em 90 notícias, num total de 3 horas e 59 minutos de duração.

Na lista dos dez nomes que mais figuraram nas notícias segue-se António Guterres, secretário-geral da ONU (3 horas e 30 minutos), Luís Montenegro, presidente do PSD (2 horas e 52 minutos), Jorge Roque da Cunha, secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (2 horas e 50 minutos), Mariana Mortágua, coordenadora do Bloco de Esquerda (2 horas e 48 minutos) e Joana Bordalo e Sá, presidente da Federação Nacional dos Médicos (2 horas e 43 minutos).

A análise foi feita, de acordo com dados da Telenews, aos principais noticiários dos canais generalistas e excluiu programas, debates ou entrevistas. A contabilização do refere-se ao tempo total de duração da notícia em causa.

Também segundo a Marktest, durante o mês de outubro, os três principais canais da televisão portuguesa – RTP1, SIC e TVI – emitiram 260 horas de informação regular, uma subida de 4,1% face a setembro e homóloga de 6,7%.

No total foram emitidas 6.913 notícias, registando-se uma descida de 2,5% face ao mês anterior e de 0,7% em relação a outubro de 2022. Já a duração média das notícias emitidas foi de 2 minutos e 15 segundos, mais 8 segundos que o registado em setembro.

Em média, cada canal proporcionou uma oferta noticiosa diária de 2 horas e 47 minutos, ou seja, mais um minuto do que o tempo registado no mês anterior.

Com a transmissão de 2.470 peças, a RTP1 voltou a ser a estação que emitiu mais notícias, enquanto a SIC foi novamente a estação que mais tempo em grelha concedeu à informação regular (92 horas).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.