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Marcas pagam sete milhões por 30 segundos no Super Bowl. Veja os spots já lançados

Rafael Ascensão,

Em apenas 40 a 50 minutos, o intervalo publicitário do Super Bowl vale o mesmo que quase 80% do investimento publicitário feito em Portugal no último ano.

O que têm em comum marcas como a Pringles, Toyota ou Microsoft, atores como Martin Lawrence e Christopher Walken e bebés a jogar ténis? Todos fazem parte do “intervalo milionário” do Super Bowl, onde um anúncio de 30 segundos vale sete milhões de dólares (cerca de 6,5 milhões de euros).

As marcas têm este domingo na final da National Football League (NFL) – jogo entre as equipas Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers que vai ditar a campeã deste ano de futebol americano – a oportunidade de colocarem mais de 100 milhões de pares de olhos nos seus anúncios. A final do ano passado foi assistida por mais de 115 milhões de pessoas, para se ter uma ideia.

Como tal, não se importam de pagar cerca de sete milhões de dólares por um anúncio de 30 segundos, num custo em linha com o do ano passado. Este valor tem vindo a subir: enquanto em 2022 o valor se fixava em 6,5 milhões, há uma década este era de quatro milhões e há duas décadas de 2,4 milhões.

Tendo em conta que no ano passado foram transmitidos cerca de 70 anúncios, num total de cerca de 40 minutos de duração do intervalo publicitário, segundo a Forbes, e considerando o preço de cada anúncio em “apenas” sete milhões, este momento publicitário representa assim, pelo menos, um investimento de 490 milhões de dólares (cerca de 455 milhões de euros) por parte das marcas.

Ou seja, quase 80% do valor de todo o investimento publicitário feito em Portugal (via agência de meios) no último ano, que foi de cerca de 575 milhões de euros.

Fazendo uma comparação, o mesmo investimento de sete milhões de dólares permitira comprar 2,8 milhões de cliques nos anúncios do TikTok, 140 milhões de impressões em anúncios em streaming, 10 milhões de cliques no Candy Crush ou 4,4 milhões de cliques no Walmart Connect, refere a Digiday.

Mas o investimento por parte das marcas vai para lá do custo de apenas estar presente na Super Bowl. Segundo a CNN, o custo destes anúncios – entre despesas relacionadas com a produção, cenários, trabalhadores ou licenças musicais – pode atingir valores entre os 15 e os 50 milhões de dólares. Em alguns casos, a presença de uma celebridade no anúncio é paga em valores que rondam os 10 a 15 milhões de dólares.

Certo é que no início de novembro passado já a CBS anunciava que os espaços publicitários para o grande evento estavam todos vendidos. No ano passado, na Fox, este momento publicitário, sozinho, gerou cerca de 600 milhões de dólares.

Este ano, o momento musical é protagonizado por Usher, num espetáculo patrocinado pela Apple Music, que paga cerca de 50 milhões de dólares à NFL, mediante um acordo celebrado em 2022.Reba McEntire é a responsável por cantar o hino nacional norte-americano enquanto Post Malone canta “America the Beautiful”. Também estava prevista a atuação do DJ Tiesto, mas este cancelou a sua presença devido a uma “emergência familiar”, sendo substituído pelo DJ Kaskade.

A final do Super Bowl é assim disputada este domingo, num jogo que decorre no Allegiant Stadium, em Las Vegas, local com capacidade para 65 mil pessoas. A partida é transmitida nos canais CBS e Nickelodeon mas também em streaming no Paramount+.

Em Portugal, o evento desportivo é transmitido na DANZ Eleven1 a partir das 23h30, no caso dos operadores de televisão, ou em streaming na DAZN, plataforma à qual se pode aceder através de uma subscrição. É ainda possível assistir ao evento através do NFL Game Pass, disponível na DAZN por 0,99 euros. Além de se poder acompanhar o Super Bowl LVIII, a transmissão vai também permitir ver todos os anúncios norte-americanos.

Entre as marcas que vão anunciar no evento encontram-se, por exemplo, a Toyota, Pringles, Snapchat, Oikos, Oreo, Microsoft, Booking, BIC, Doritos ou a Lindt. A BMW também regressou ao evento, depois de não ter participado no ano passado. Entretanto foram várias aquelas que já divulgaram os spots que vão transmitir no grande dia:

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