+M

TVI e CNN em parceria com o IPESPE para elaborar as sondagens para as legislativas

+ M,

No dia das eleições, a 10 de março, a sondagem à boca das urnas para a TVI e CNN Portugal é realizada pela Pitagórica.

A TVI e a CNN Portugal associam-se este ano ao Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Económicas (IPESPE) – representado em Portugal pela Duplimétrica – para a elaboração das sondagens relacionadas com as eleições legislativas de 10 de março.

A parceria com a instituição brasileira surge “na procura da melhor e mais rigorosa informação“, refere-se em nota de imprensa, onde se adianta que a direção técnica é assegurada por Amauri Teixeira.

“Ao longo dos últimos 38 anos o IPESPE desenvolveu milhares de pesquisas de opinião pública e mercado no segmento nacional e internacional”, refere-se na mesma nota, acrescentando-se que os estudos deste instituto “são assentes no trabalho de uma equipa multidisciplinar com mestres e doutorados em estatística, sociologia, antropologia, marketing, economia, comunicação e ciência política, sob a coordenação da diretora executiva Marcela Montenegro”.

“Ao longo da sua atuação o Instituto formou e treinou equipas operacionais para a realização de pesquisas quantitativas frente a frente, telefónicas, mobile, online e qualitativas, com focus groups e entrevistas em profundidade presenciais e online”, lê-se.

António Lavareda, doutorado em Ciência Política, mestre em Sociologia e presidente de honra da ABRAPEL (Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais) é quem preside ao conselho científico do IPESPE. Lavareda é especialista em comportamento eleitoral e marketing político e participou, como coordenador ou consultor de estratégia, em mais de 90 campanhas eleitorais no Brasil.

No dia das eleições, a 10 de março, a sondagem à boca das urnas para a TVI e CNN Portugal é realizada pela Pitagórica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.