Media

SIC e TVI separadas por duas décimas em janeiro

Carla Borges Ferreira,

A liderança das audiências discute-se à décima. Enquanto 0,2 pontos percentuais separam SIC e TVI no total dia, o prime time foi conquistado pela estação do grupo Impresa, com uma vantagem de 0,4 pp.

A SIC e a TVI fecharam o primeiro mês do ano a duas décimas de distância. O canal da Impresa continua na liderança, mas a distância foi encurtada uma décima em relação ao último mês de 2023, com a SIC a obter em janeiro um share de 15,5% e a TVI a situar-se nos 15,3%. Trata-se de um crescimento de 0,6 e 0,7 pontos percentuais (pp) em relação ao último mês, com a SIC e registar agora uma audiência média de 327,6 mil espetadores e a TVI 321,6 mil. A RTP1 registou, no mesmo período, um share de 12% — mais 0,1 pp — e uma audiência média de 252,7 mil espetadores. O total cabo foi acompanhado em média por 854,1 mil espetadores, releva o relatório preparado pela Denstu para o +M.

Apesar de no total dia a SIC ter diminuído a margem de liderança, a estação do grupo Impresa reconquistou o prime time, período no qual cresceu 1,1 pp, situando-se agora nos 17,2%. A TVI, que desceu à segunda posição, aumentou o share nesta faixa 0,4 pp, o mesmo crescimento da RTP1, que se situou nos 11,7%. O total cabo perdeu 1,9 pp.

Nas restantes faixas horárias não há alterações e maior, com o período entre as 7h30 e as 12h a ser liderado pela RTP1, que volta a ser canal mais visto entre as 18h e as 20h. A SIC é estação com mais espetadores entre as 12h e as 18h e a TVI ocupa a primeira posição a partir da 24h.

Alargando a âmbito aos canais por cabo o CMTV continua a ser o mais visto, com um share de 5,9%. Seguem-se a CNN Portugal, Fox, Hollywood e SIC Notícias.

No ranking dos programas mais vistos a SIC ocupa seis posições, a TVI cinco e a RTP1 quatro. No cabo, e sem exceção, os 15 programas mais vistos são do CMTV.

 

Nota Técnica para a produção da análise evolutiva e mensal
Dados: Yumi / Caem_TV Fonte: Mediamonitor/ GFK Análise Dentsu/Carat para o +M/ECO
Outros: Vídeo, DVD, VHS, Blu-Ray, satélite, consolas, unmatch (além dos 150 canais medidos e o time-shift com um delay de sete dias), plataforma dos operadores (vídeo clube, jogos)
Aud. Total: Percentagem de indivíduos que contactaram um canal, pelo menos uma vez.
Aud. Média: Audiência provável que contacta com o canal em qualquer momento do período respetivo.
Tempo médio despendido: Média do tempo que cada indivíduo contactado despendeu com um canal num determinado período.
Share Aud.: Percentagem de tempo que é despendido a ver um dado canal relativamente ao tempo total de visão do meio (televisão) num determinado período.

Top produzido para programas “Net” (TeleReport), com duração superior a três minutos. Audiência corresponde à média ponderada das partes do programa. Não são considerados como programas: Sorteios e Tempo de Antena.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.