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SIC e TVI separadas por cinco décimas em 2023

Carla Borges Ferreira,

No prime-time, entre as 20h e as 24h, os resultados da SIC fixaram-se nos 17,8%, mais oito décimas do que o valor registado pela TVI. Entre os canais de informação o ano foi ganho pela CNN Portugal.

A SIC e a TVI fecharam 2023 separadas por 0,5 pontos percentuais (p.p.). De acordo com a análise elaborada pela Dentsu /Carat para o +M, entre os adultos com mais de 15 anos a estação da Impresa segurou a liderança que conquistou em 2019, com um share de 15,5%, enquanto a estação da Media Capital registou na média dos últimos 12 meses um share de 15%. A RTP1 obteve uma média de 11,7%.

No prime-time, entre as 20h e as 24h, os resultados da SIC fixaram-se nos 17,8%, mais oito décimas do que o valor registado pela TVI. Nesta faixa horária a RTP1 situou-se nos 11,6%.

Destaque ainda para o CMTV, canal agora da Medialivre, que alcançou um share de 5,6% no total dia. Entre os canais de informação o ano foi ganho pela CNN Portugal, com um share de 3,1%. A SIC Notícias terminou o ano com uma média de 2,2%.

Fox, Hollywood e Globo ocupam as três posições seguintes, com um share de 2,1%, 1,9% e 1,6%.

No prime-time a liderança continua com a CMTV (4,9%), mas agora seguida pela CNN Portugal (2,2%), Hollywood (2%), Fox (1,9%), SIC Notícias (1,9%) e Globo (1,7%).

Centrando a análise no último mês, a SIC e a TVI fecharam a média de dezembro separadas por três décimas, com o canal da Media Capital a encurtar a distância para a SIC, que fechou o mês com um share de 14,9%, o mesmo de novembro.

A TVI subiu então três décimas, para os 14,6%, e a RTP1 situou-se nos 11,9%.

Em termos absolutos, a SIC foi acompanhada em média por 314,34 mil espectadores, a TVI por 308,3 mil e a RTP1 por 251 mil pessoas. O total cabo, cuja audiência é diluída pelos muitos canais que o constituem foi visto em média por 889 mil telespectadores.

No ranking dos canais mais visto do cabo a liderança volta a ser da CMTV, com 6,3% de share.

Entre os canais de informação a liderança continua com a CNN Portugal, com um share de 2,2%, menos sete décimas do que em novembro. A SIC Notícias, apesar da quebra de quatro décimas, conseguiu encurtar a distância para a CNN, situando-se agora a diferença em duas décimas.

Analisando por faixas horárias, destaque para a TVI, que mantém a liderança no período nobre, entre as 20h e a meia-noite, mantendo-se depois como o canal mais visto durante toda a madrugada. A RTP1 lidera, como é hábito, entre as 7h30 e as 12h, e a primeira posição nas faixas entre as 12h e as 18h continua com a SIC. Entre as 18h e as 20h a liderança, tal como em novembro, é novamente da RTP1.

No ranking dos 15 programas mais vistos a TVI ocupa oito posições, a SIC cinco e a RTP1 duas. No cabo, os 15 programas mais com maior audiência são da CMTV.

Nota Técnica para a produção da análise evolutiva e mensal
Dados: Yumi / Caem_TV Fonte: Mediamonitor/ GFK Análise Dentsu/Carat para o +M/ECO
Outros: Vídeo, DVD, VHS, Blu-Ray, satélite, consolas, unmatch (além dos 150 canais medidos e o time-shift com um delay de 7 dias), plataforma dos operadores (vídeo clube, jogos)
Aud. Total: Percentagem de indivíduos que contactaram um canal, pelo menos uma vez.
Aud. Média: Audiência provável que contacta com o canal em qualquer momento do período respetivo.
Tempo médio despendido: Média do tempo que cada indivíduo contactado despendeu com um canal num determinado período.
Share Aud.: Percentagem de tempo que é despendido a ver um dado canal relativamente ao tempo total de visão do meio (Televisão) num determinado período.

Top produzido para programas “Net” (TeleReport), com duração superior a 3 minutos. Audiência corresponde à média ponderada das partes do programa. Não são considerados como programas: Sorteios e Tempo de Antena.

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