Negócios +M

Venda da Cofina Media gera mais-valia de oito milhões

+ M,

A empresa, recorde-se, vendeu toda a operação de media em 2023. Os ativos pertencem agora à Medialivre, que em breve lançará um novo canal de televisão.

A venda da Cofina Media rendeu à Cofina SGPS uma mais-valia de milhões de euros. No relatório enviado esta quinta-feira à CMVM, o grupo liderado por Paulo Fernandes explica que “em resultado da concretização da transação de venda, foi apurada com referência a 31 de dezembro de 2023 uma mais-valia ao nível das demonstrações financeiras consolidadas da Cofina SGPS, S.A., atendendo ao preço, aos custos associados à transação, e aos ativos líquidos da subsidiária Cofina Media, no montante de 8 milhões de euros“.

Os resultados das operações descontinuadas em 2023, até à data da transação, totalizavam o montante de quatro milhões de euros, prossegue a Cofina.

Com a venda, o resultado líquido consolidado do exercício foi foi negativo de 2,08 milhões de euros. Em 2022, com a operação de media, a então dona do Correio da Manhã fechou o ano com lucros de dez milhões de euros.

Quanto a perspetivas futuras, “a decisão sobre a oportunidade e a conveniência de iniciar o processo de procura de alternativas de investimento“, foi delegada no conselho de administração, na assembleia-geral de acionistas que decorreu no final de outubro, pelo que caberá a esse órgão a decisão, “quando oportuna, tendo em conta os desenvolvimentos nos processos em curso na esfera da Sociedade, de natureza arbitral ou outra”.

(Notícia atualizada às 19h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.