Redes Sociais

Facebook retirou restrições à página do Chega, diz o partido

Rafael Ascensão,

Fonte oficial do Chega avança que o Facebook levantou as restrições aplicadas à sua página no fim de semana, mas não enviou "qualquer notificação".

O Chega diz que o Facebook levantou as restrições que tinham sido aplicadas no fim de semana à página do partido na rede social. Fonte oficial do partido confirmou a informação ao +M: “O Facebook levantou as restrições, mas não enviou qualquer notificação nem fomos contactados.”

No fim de semana, o partido liderado por André Ventura queixou-se de ter sido alvo de restrições no Facebook pelo prazo de dez anos, ficando impossibilitado de partilhar diretamente imagens e vídeos e de transmitir vídeo em direto na rede social. Mas esta quarta-feira de manhã o partido já publicou diretamente este tipo de conteúdos na sua página, na qual tem perto de 200 mil seguidores.

No domingo, o partido reagiu em comunicado dizendo que a decisão da Meta era “claramente ilegal e inadmissivelmente limitadora da atividade política de um partido” e que, por isso, iria “recorrer judicialmente desta decisão”.

Apesar do alegado recuo da plataforma, o Chega vai “manter a ação judicial porque a conta do presidente [André Ventura] continua com restrições e já se encontra nesse estado desde dezembro“, disse fonte oficial do Chega.

A decisão tomada pelo Facebook e as restrições impostas pelo Facebook no fim de semana à página do Chega indiciavam que o partido já teria sido avisado e até sancionado no passado por violar as regras da plataforma, conforme avançou o ECO.

(Noticia atualizada pela última vez às 14h15)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.