Nove produções portuguesas distinguidas nos New York Festivals TV & Film Awards
Para Portugal veio uma distinção de prata, com uma série da RTP, e duas de bronze para uma série da SIC e outra da RTP. Filmes turísticos recolheram três prémios de bronze e três shortlist.
Foram nove as produções portuguesas distinguidas nos New York Festivals – TV & Film Awards, entre séries e filmes de promoção turística. O evento reúne e avalia conteúdo criado a nível global, entre diversos géneros que vão desde séries de entretenimento a documentários ou filmes promocionais.
O destaque recai sobre “Motel Valkirias“, que venceu a prata na categoria de “programa de entretenimento – drama”. A série juntou a RTP, HBO Max, Televisión de Galicia e as produtoras SPi e CTV para contar as vidas que se cruzam de três mulheres com problemas económicos e pessoais. O pano de fundo é um motel transfronteiriço entre a Galiza e Portugal.
Mas Portugal conseguiu também recolher seis distinções de bronze. Desde logo com a série, também da RTP, “Codex 632“, um projeto desenvolvido em parceria com a GloboPlay e a produtora SPi, baseada no bestseller de José Rodrigues dos Santos. A produção também foi premiada na categoria de “programa de entretenimento – drama”.
À produção da RTP junta-se à série “Lúcia, A Guardiã do Segredo“, da OPTO, plataforma de streaming da SIC, também vencedora do bronze, mas na categoria de “streaming drama”. A série de três episódios recupera o trajeto da menina por detrás da figura religiosa de Lúcia dos Santos, que ficou conhecida por, com apenas dez anos, ter vivido a experiência mística que ficou conhecida como Aparições de Fátima.
Já no que ao turismo diz respeito, os vídeos “Covilhã, have time for yourself“, para a Câmara Municipal da Covilhã, e “For Sure, they are from the north“, para o Turismo do Porto e Norte de Portugal, ambos produzidos pela Lobby Films and Advertising, também foram distinguidos com o bronze, mas na categoria de “imagem corporativa – turismo”.
Esta distinção, na mesma categoria, foi ainda partilhada com o filme “Nazaré – Maior do que a Vida”, do Município da Nazaré, produzido pela Oonify, vídeo que foi também distinguido no Festival Mundial de Cinema de Turismo do Japão (JWTFF).
O portfólio de vencedores nacionais desta edição do festival norte-americano fica completo com outros três filmes de promoção turística, que figuram na lista enquanto “finalistas”, também na categoria de “imagem corporativa – turismo”. Um deles é “Magnífica Caldas da Rainha“, produzido pela Eureka Films para a autarquia de Caldas da Rainha.
“Caminho Português de Santiago. Este é o Caminho”, produzido pela Lightbox Film & Adverstising para um consórcio entre os municípios de Ponte de Lima, Barcelos, Paredes de Coura e Valença, e “Vou só Três Dias”, do Turismo do Centro de Portugal, produzido pela Lobby Films and Advertising. Ambos os vídeos já tinham sido distinguidos no Festival Mundial de Cinema de Turismo do Japão (JWTFF), em março.
O júri dos New York Festivals Film Awards desta edição era composto por mais de 200 produtores, diretores, escritores e outros profissionais de media criativa de todo o mundo, responsáveis por distinguir as produções finalistas oriundas de 37 países.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.