Media

RTP procura de novos projetos audiovisuais e cinematográficos

+ M,

O objetivo da iniciativa passa por "fortalecer o apoio à produção audiovisual independente portuguesa".

A RTP encontra-se à procura de novos projetos audiovisuais e cinematográficos, pelo que lançou duas consultas de conteúdos para 2024 junto do mercado de produtores independentes.

Até 30 de maio, a estação pública de televisão promove uma consulta de conteúdos audiovisuais, procurando “projetos de produção de obras audiovisuais, originariamente em língua portuguesa, criativos e/ou originais em áreas específicas, como séries de ficção, telefilmes, séries documentais, documentários, séries de animação e magazines”, explica-se em nota de imprensa.

Dentro destes projetos incluem-se séries de televisão de ficção com a duração de 25 ou 50 minutos por episódio, telefilmes com a duração de 60 ou 90 minutos, documentários e séries documentais televisivas com a duração de 30 ou 50 minutos por episódio e docudramas até 75. A procura é ainda aberta séries de animação até 30 minutos por episódio e magazines com a duração de 30 ou 50 minutos.

Já a consulta de conteúdos cinematográficos, que visa encontrar “projetos criativos e/ou originais adequados aos critérios editoriais dos diferentes serviços de programas da RTP” – em formato de longa-metragem de ficção ou de documentário cinematográfico com a duração máxima de 120 minutos – decorre até 6 de junho.

Neste caso, os projetos devem reunir as condições necessárias para serem elegíveis a concorrer ao apoio financeiro do ICA (Instituto do Cinema e Audiovisual), no âmbito dos programas “Programa de Apoio ao Cinema 2º Longas Metragens de Ficção”, “Programa de Apoio ao Cinema 2º Documentários Cinematográficos”, “Protocolo Luso-Italiano”, “Fundo Luso – Uruguaio”, “Protocolo Luso-Luxemburguês” ou “Protocolo Luso-Brasileiro”.

Os regulamentos e formulários das consultas de conteúdos podem ser consultados aqui.

O objetivo da iniciativa passa por “fortalecer o apoio à produção audiovisual independente portuguesa”, refere-se em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.