Anterior Governo “navegou sempre à vista”, critica ministro da Agricultura
“O Governo de António Costa não tinha projetos prontos para que os investimentos [na área da agricultura] estivessem executados e pagos até ao fim de 2026”, critica José Manuel Fernandes.
O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, denuncia que o anterior Governo “não tinha projetos prontos para que os investimentos nesta área [agricultura] estivessem executados e pagos até ao fim de 2026”, prazo limite para a execução dos programas. O Executivo de António Costa “não planeou, navegou sempre à vista”, critica, em declarações ao Expresso (acesso pago), notando que a antecessora nem sequer fez articulou ou tentou fazer sinergias entre o PT2030 e o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“Hoje há ações no PRR que poderiam estar no PT2030 e investimentos, necessários, que não cabem no PT2030, mas cabiam no PRR. A prova da falta de planeamento do Governo socialista é a má execução no PRR e uma execução nula no PT2030“, sublinha o novo titular da pasta da Agricultura, que aponta que os pagamentos deste último “estão próximos do zero”.
Segundo o ex-eurodeputado, Portugal “não quis utilizar 8.300 milhões de euros” na vertente dos empréstimos do PRR, recordando que o prazo para manifestar interesse na sua utilização terminou em agosto do ano passado. Parte deste montante resolveria o financiamento para a execução de um plano nacional de armazenamento e abastecimento eficiente de água, exemplifica.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Anterior Governo “navegou sempre à vista”, critica ministro da Agricultura
{{ noCommentsLabel }}