+M

Governo israelita ordena encerramento da Al Jazeera no país

ECO,

Decisão implica o encerramento dos escritórios da Al Jazeera em Israel, o confisco do equipamento de transmissão, o bloqueio dos sites da estação e proibir a emissão nos canais de cabo e via satélite.

O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu aprovou este domingo o encerramento das operações da Al Jazeera em Israel, noticia a Reuters. Governo alega que a estação de televisão do Qatar ameaça a segurança nacional.

“O canal de incitamento Al Jazeera será fechado em Israel”, afirmou Netanyahu numa publicação nas redes sociais, após a votação unânime do gabinete. A estação de televisão pode tentar bloquear a decisão em tribunal.

Segundo o comunicado, a decisão implica o encerramento dos escritórios da Al Jazeera em Israel, o confisco do equipamento de transmissão, o bloqueio dos sites da estação e proibir a emissão nos canais de cabo e via satélite. Estará em vigor, pelo menos, até ao fim do conflito com o Hamas.

A estação de televisão, financiada pelo governo do Qatar, tem sido muito crítica da atuação militar de Israel na Faixa de Gaza. No mês passado, o Parlamento tinha aprovado legislação para permitir o encerramento de canais de televisão que fossem considerados uma ameaça à segurança nacional.

As negociações para uma trégua no conflito continuaram este domingo, ainda sem um entendimento à vista. O Hamas só aceita a libertação dos reféns com o compromisso de Israel de pôr fim ao conflito e retirar o exército de Gaza, condições que o Governo liderado por Benjamin Netanyahu não aceita.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.