BRANDS' Local Online Freixo Espada à Cinta distinguido no Prémio Autarquia do Ano

  • BRANDS'Local Online
  • 28 Maio 2024

Foi com 14 projetos distintos que o município de Freixo de Espada à Cinta foi distinguido no Prémio Autarquia do Ano.

O município de Freixo de Espada à Cinta foi distinguido com cinco Menções Honrosas, oito Prémios, um Grande Prémio e um Grande Prémio Especial Jurados, no total 15 prémios, no Prémio Autarquia do Ano.

De seguida, a Câmara Municipal de Freixo Espada à Cinta, partilha algumas características sobre os projetos vencedores:

1. Qual o processo inerente à criação e implementação do projeto, que acabou por se tornar vencedor nesta 5ª edição do Prémio Autarquia do Ano?

O Município de Freixo de Espada à Cinta está sempre atento a todas as iniciativas que contribuam positivamente para valorizar e promover o concelho. Desta forma, e à semelhança do ocorrido nos anos anteriores, analisamos as várias categorias e subcategorias a concurso e percebemos que possuímos projetos únicos e diferenciadores que preenchiam os requisitos e se destacavam na panóplia de projetos apresentados a nível nacional. Assim sendo, submetemos a concurso vários projetos, em vigor no concelho já com provas dadas, apresentando a sua forma de implementação junto da população e do concelho, assim como as suas características distintivas, o que contribuiu para que estes projetos apresentados tenham sido o veículo para tornar Freixo de Espada à Cinta na Autarquia mais galardoada do País, com a atribuição de 10 prémios, entre os quais 2 Grandes Prémios – o Grande Prémio da Categoria de Apoio Social e o Grande Prémio Especial Jurados, assim como 5 Menções Honrosas.

2. Quais foram as razões e necessidades que levaram ao desenvolvimento do projeto em questão?

Tal como aconteceu nas edições anteriores em que participamos, as razões que levaram ao desenvolvimento dos projetos em questão prendem-se com a necessidade de, ativamente, promover e divulgar as potencialidades e características únicas existentes no concelho de Freixo de Espada à Cinta, a nível nacional e internacional. Para esta 5ª edição submetemos vários projetos que entendemos serem merecedores de reconhecimento devido às mais-valias que integram e que são essenciais para o desenvolvimento, coeso e sustentado, do concelho no seu conjunto, assim como para o bem-estar e qualidade de vida da população que aqui reside e promoção turística junto daqueles que nos visitam.

Assim sendo, temos apostado, e continuaremos a apostar, em projetos desafiantes e inovadores a nível social, cultural, desportivo, educativo e económico, entre outros, que têm contribuído para destacar e posicionar o concelho de Freixo de Espada à Cinta enquanto destino turístico de referência, marcado pela excelência.

3. Quais foram os principais desafios enfrentados durante a execução do projeto e como foram superados?

Desde que iniciámos a nossa participação no “Prémio Autarquia do Ano”, Freixo de Espada à Cinta tem vindo sempre a ser distinguido pelos seus projetos e práticas de interesse público. É esse reconhecimento que, ano após ano, nos tem motivado para continuar a participar e a divulgar o que de melhor desenvolvemos em prol da nossa população e do território. Todos os projetos colocados a concurso até ao momento, são práticas, conhecimentos, saberes, tradições que fazem parte deste concelho e que são, numa primeira, e primordial, fase colocados ao dispor dos Munícipes. Todos estes projetos nasceram da vontade e da necessidade de dar resposta, suprir carências e promover o concelho de Freixo de Espada à Cinta, e só depois de executados na prática e avaliados, somos capazes de superar qualquer obstáculo que surja. Por estes motivos, e depois de analisadas as várias categorias e subcategorias a concurso, percebemos que éramos detentores de projetos diferenciadores, já com resultados práticos demonstrados, que tinham enorme potencial para ser divulgados e, certamente, reconhecidos como grandes projetos que, acima de tudo, têm plena capacidade para mostrar a história, a autenticidade, o património, a singularidade e o “carinho” e vontade com que o Município de Freixo de Espada à Cinta continua a apostar na valorização dos ex-libris que constituem o concelho de Freixo de Espada à Cinta.

Nuno Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, e Ana Luísa Peleira, vice-presidente.
4. Como foi o processo de escolha da categoria a inscrever nesta 5ª edição do Prémio Autarquia do Ano?

As 12 categorias a concurso, assim como as respetivas subcategorias, representaram um “terreno fértil” e muitas oportunidades para o Município de Freixo de Espada à Cinta explorar e ver em quais delas os projetos que têm vindo a ser desenvolvidos se integram. Concorremos com vários projetos divididos pelas categorias “Apoio Social”, “Turismo”, “Cultura e Património”, “Desporto e Vida Saudável”, “Saúde e Bem-Estar” e “Economia”, temas que têm estado em destaque no concelho e que têm sido alvo, ao longo do tempo, de medidas dinamizadoras, e que entendemos serem, em 2024, a escolha mais adequada para apresentar ao júri do “Prémio Autarquia do Ano”, uma aposta que se veio a verificar certeira, pois foram alguns dos principais projetos autárquicos implementados, em prol, sobretudo, da população e do território, sempre salvaguardando as características ímpares deste concelho.

5. Quais foram os resultados práticos da implementação do projeto em questão, junto da sua comunidade?

As 15 distinções que nos foram atribuídas este ano, inclusive os 2 Grandes Prémios, que contribuíram para tornar Freixo de Espada à Cinta numa das Autarquias mais galardoadas do País, enchem-nos de orgulho e destacam o trabalho de centenas de pessoas que têm contribuído para levar o nome do concelho cada vez mais longe, tendo por isso este reconhecimento sido encarado como bastante positivo, e motivo de orgulho, junto da nossa comunidade, o que nos deixa plenos de certeza de que estamos a seguir no rumo certo, e com mais responsabilidades no futuro, pois é necessário continuar a corresponder a estas expectativas e a defender, acima de tudo, Freixo de Espada à Cinta e os seus freixenistas, de alma e coração. Estes reconhecimentos que agora nos foram atribuídos são fonte de ânimo para continuar a trabalhar na mudança que se pretende, na contínua valorização e promoção do melhor que se faz e que Freixo de Espada à Cinta tem para oferecer, superando os muitos desafios diários, respeitando o passado, trabalhando e presente e projetando o futuro.

6. Como descreveria a relação entre o projeto em questão e os objetivos traçados pelo seu município para 2024?

Os projetos premiados, e outros desenvolvidos e em fase de desenvolvimento, fazem parte da política autárquica que tem vindo a ser desenvolvida no concelho de Freixo de Espada à Cinta e que tem como objetivo, acima de tudo, promover a divulgação de todas as potencialidades e mais-valias que nos tornam únicos e nos posicionam estrategicamente. Nos últimos anos, temos apostado fortemente na valorização de todos os ativos, materiais e imateriais, que nos caracterizam, aliado a uma forte componente social e económica e a uma impactante promoção turística. Consideramos que estes projetos têm sido de extrema importância para o concelho e vão ao encontro dos objetivos que norteiam o plano de atuação municipal em 2024 que se baseia em continuar a praticar e defender o interior e a levar o nome de Freixo de Espada à Cinta cada vez mais além, sempre defendendo e preservando a nossa herança distintiva cuja marca está bem patente nos vários projetos que, desde 2022, temos apresentado ao “Prémio Autarquia do Ano” e todos aqueles que, diariamente, são implementados em prol da população e do território.

7. Quais as áreas e setores de atuação que foram mais impactados, positivamente, com o projeto em causa? Quais os seus pontos fortes?

Como já referido, apresentámos vários projetos divididos por várias categorias e subcategorias, com especial enfoque nas categorias de “Apoio Social”, “Turismo”, “Cultura e Património”, “Desporto e Vida Saudável”, “Saúde e Bem-Estar” e “Economia”, temáticas que têm estado em alta e sido amplamente trabalhadas no concelho de Freixo de Espada à Cinta, cada uma delas tocando em caraterísticas que nos definem e nos tornam únicos. O facto de, pelo 2º ano consecutivo, sermos uma das Autarquias mais galardoadas do País, um reconhecimento atribuído por um painel de jurados de renome e imparciais, mostra-nos que estes projetos são alvo de reconhecimento “fora de portas” e até exemplo para outros que queiram também alavancar o seu território de forma estruturada. Ter projetos nesta iniciativa reconhecidos como os “melhores a nível nacional” e que alcançaram os Grandes Prémios, distinção maior que se procura, é de louvar e dá-nos alento para continuar a trabalhar e a “competir” com os grandes Municípios deste País, dotando o nosso território e a nossa população das melhores condições de vida e bem-estar possíveis, respeitando sempre o que nos faz únicos, sendo que são esses pontos fortes que nos fazem verdadeiramente grandes, em essência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Freixo Espada à Cinta distinguido no Prémio Autarquia do Ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião