Primavera Sound gerou 43,4 milhões de euros de impacto económico, menos 5 milhões que em 2023
Primavera Sound Porto gerou impacto de 43,4 milhões de euros e atraiu 100 mil visitantes que gastaram, em média,126,85 euros no recinto do festival.
O Primavera Sound Porto gerou menos cinco milhões de euros de impacto económico (43,4 milhões de euros) do que em 2023 (48,5 milhões de euros) que já tinha ultrapassado em 12,4 milhões de euros a edição de 2022. Apesar do tempo de chuva e do cancelamento de alguns concertos, o evento atraiu 100 mil visitantes.
Os cálculos resultam de um estudo do ISAG-European Business School e do Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICETFCVC). E que dá conta que os visitantes gastaram, em média, 126,85 euros no recinto do festival. Já os residentes fora da Área Metropolitana do Porto (AMP) ou no estrangeiro realizaram uma despesa média diária de 397,87 euros na cidade.
Estes dados foram calculados com base nas despesas de alojamento, refeições, cultura/lazer, viagens e deslocações na cidade, entre outros gastos dos visitantes.
De acordo com o mesmo estudo, 14,1% dos festivaleiros é estrangeiro, com maior predominância espanhola (18,7%). Seguem-se depois os visitantes ingleses (14,0%), brasileiros (12,3%), franceses (7,6%), alemães (4,7%) e italianos (4,7%).
O alojamento foi a despesa mais significativa (117,74 euros diários) com 29,8% dos inquiridos deste estudo a preferiram pernoitar em unidades hoteleiras portuenses. Os visitantes permaneceram uma média de três noites na cidade Invicta. Já as despesas com restauração atingiram uma média de 51,53 euros, e de 39,64 euros na área da cultura/lazer.
“Entre os visitantes internacionais e os residentes fora da AMP, que representaram 37,2% da amostra, 91,8% deslocaram-se ao Porto propositadamente para assistir ao festival”, indica o estudo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Primavera Sound gerou 43,4 milhões de euros de impacto económico, menos 5 milhões que em 2023
{{ noCommentsLabel }}