Euro 2024

Marcas unem-se no apoio à seleção portuguesa para o Euro 2024

Rafael Ascensão,

Prestes a arrancar o campeonato europeu, as patrocinadoras da seleção lançam campanhas a "torcer" pela equipa das quinas. Mas o apoio também se faz de outras formas. As marcas explicam a estratégia.

Várias marcas patrocinadoras da seleção nacional de futebol estão a associar-se aos adeptos portugueses no apoio à equipa das quinas para o campeonato europeu de futebol, que arranca já na sexta-feira na Alemanha. Dentro do campo, Portugal vai defrontar a Turquia, a Chéquia e a Geórgia, incluídos no grupo F, numa competição desportiva que se estende até ao dia 14 de julho.

Campanhas publicitárias, comercialização de bilhetes nas lojas com descontos associados, devolução de valores de televisão, lançamento de packs comemorativos, oferta de bilhetes, realização dos exames e acompanhamento médico da seleção na pré-competição ou apoio nas deslocações da equipa da Federação Portuguesa de Futebol que criará conteúdos para o Canal 11. As marcas patrocinadoras da seleção apostam em diferentes ações e métodos para materializarem o seu apoio aos futebolistas nacionais.

Os objetivos destas ações são também variados, desde a promoção da “ligação que simboliza o apoio ao talento português e à sua capacidade de superação”, até ao aumento do engagement com os portugueses e com os clientes.

“Refletir a portugalidade e o ADN nacional da marca”, “demonstrar a proximidade com todos aqueles que defendem as cores do país” ou até o “aumento da natalidade junto dos portugueses” são outros dos propósitos elencados pelas marcas com que o +M falou.

O Continente, por exemplo, ao nível da mobilização dos portugueses em torno da seleção, aposta na comercialização de bilhetes nas lojas, com descontos associados, “materializando a promessa da marca de que o futebol pode ser para toda a gente”, refere Filipa Appleton, head of brand & marketing do Continente.

Desde o início desta parceria, em 2010, e até ao final de 2023, os descontos oferecidos através da venda de bilhetes corresponderam, em média, a mais de seis milhões de euros. Permitiram encher os 10 maiores estádios do país para apoiar a seleção nacional, detalha a responsável.

Em concreto para o Euro 2024, a marca retalhista do grupo Sonae diz estar a trabalhar para oferecer “ativações relevantes” que potenciem o apoio nacional durante a competição. Como tal, lançou uma campanha assinada pela Fuel, que tem como mote “É de quem alimenta a Fome de Vencer”.

“O filme cruza o universo da alimentação com o futebol e a mobilização dos portugueses em torno destes momentos. É nesta ligação aos momentos especiais de convívio e de partilha impulsionados pelo futebol que a nossa marca especialista se junta à ‘Fome de Vencer’ para poder criar memórias que celebrem os momentos que unem Portugal, seja num estádio, ao ar livre ou mesmo em torno de uma mesa. O objetivo é criar um conceito capaz de envolver os consumidores e fortalecer a relação com o Continente“, explica Filipa Appleton.

Paralelamente, a retalhista lançou o “Período de Descontos”, numa ação para utilizadores da app Cartão Continente que decorre até 14 de julho (fim do Euro 2024). Esta iniciativa, após uma compra, habilita os clientes a ganharem até mil euros em saldo no Cartão Continente, produtos da seleção nacional ou cupões de desconto em marcas parceiras.

Por seu lado, a Meo, que patrocina a Federação Portuguesa de Futebol há mais de 25 anos, refere que o seu apoio e contributos – extensíveis a todas as seleções – são, em grande parte, feitos através “da vertente tecnológica, seja ao nível do fornecimento de tecnologia ou de recursos“, com o objetivo de apoiar “o desenvolvimento do desporto nacional” e incentivar “à prática desportiva e melhoria dos hábitos dos portugueses”, explica Luiza Galindo, diretora de marca e comunicação.

Além disso, a marca de telecomunicações pretende “de forma positiva e divertida, incentivar ao aumento da natalidade junto dos portugueses, amplificando um problema que é de todos e do qual depende o nosso futuro enquanto nação”.

Para isso lançou há nove meses a campanha “Faz amor pelo amor à Seleção“, renovando-a mais recentemente com “Filhos do Euro – Meo, Meo! Dá, Dá!”, que tem por objetivo incentivar o apoio a Portugal com o visionamento dos jogos da Seleção Nacional numa televisão nova.

O spot da campanha anuncia a possibilidade de compra de uma Smart TV Xiaomi de 55 polegadas por 399,99 euros. Um valor que a Meo se “compromete a devolver, em conteúdos premium de televisão, se a seleção nacional se sagrar campeã, no dia 14 de julho”. A criatividade é da Bar Ogilvy.

Enquanto “Banco Oficial das Seleções” desde 2018, o BPI refere que apoia as seleções em todos os momentos, mas que a qualificação para os grandes torneios permite fazer ativações que aumentam o engagement com os portugueses e clientes, segundo fonte oficial.

Para o Euro 2024, o banco lançou uma campanha onde explica como celebrar as vitórias, num spot em que são mostradas imagens da conquista do Europeu pela seleção portuguesa em 2016, surgindo a futebolista profissional Kika Nazareth como protagonista. A campanha, assinada pela Dentsu Creative Portugal, segue a linha da comunicação institucional “tutoriais para nunca esquecer”, lançada recentemente pelo banco.

Além disso, a marca revela que vai também desenvolver iniciativas de ativação na Cidade do Futebol e outras ações mais segmentadas com os seus clientes.

Ligação que simboliza o nosso apoio ao talento português e à sua capacidade de superação“. É desta forma que a Galp encara o patrocínio à Seleção Portuguesa de Futebol, que dura há quase 25 anos.

“Para a Galp, que está hoje numa jornada de transformação, a crescer internacionalmente e a ombrear com os principais operadores globais do setor energético, a associação à seleção nacional reflete na perfeição os nossos valores de liderança, de ambição, de crença nas nossas capacidades, assim como a convicção de que juntos temos mais força para criar a energia que nos faz avançar“, explica Filipa Lopes Ribeiro, global head of brand strategy da Galp.

E é precisamente esse racional que está na origem do mote da campanha de apoio para o Euro 2024, intitulado “Não tens de saber de futebol para gostar de Portugal. Toda a Energia é bem-vinda”. Conta com caras conhecidas, como Luís Figo, Bernardo Silva, Nuno Markl, Cláudia Lopes ou Gabriela Barros. Com criatividade d’O Escritório e produção da Film Brokers, a campanha conta também com uma adaptação da música “Nada de Nada”, de João Pedro Pais.

“As fases finais de grandes competições são sempre momentos privilegiados para reforçarmos a nossa ligação aos milhões de portugueses que confiam na Galp no seu dia-a-dia e acreditamos que com esta campanha, bem-humorada e com várias personalidades queridas e conhecidas dos portugueses, conseguimos passar a mensagem de que quando nos mobilizamos em torno de objetivos comuns, fica mais fácil atingirmos as metas a que nos propomos“, considera Filipa Lopes Ribeiro.

Além da campanha, a marca do setor energético ativou também uma campanha de oferta de 30 bilhetes e viagens para jogos do Euro 2024, incluindo um bilhete e viagem dupla para a final, através da app Mundo Galp. Adicionalmente, em função da progressão da seleção portuguesa no campeonato a Galp irá celebrar com os clientes, através de descontos crescentes em combustível.

Por parte da Sagres, a mais antiga patrocinadora da seleção nacional de futebol (desde 1993), Catarina Ferraz, responsável de marketing da marca, diz que a parceria “reflete a portugalidade e o ADN nacional da marca“, “demonstra a proximidade com todos aqueles que defendem as cores do país” e “contribui para consolidar a liderança de marca na associação ao futebol em Portugal”.

No âmbito deste campeonato europeu, a marca de cerveja lançou uma ativação com o mote “Ganha viagens para apoiar a Seleção”, que ofereceu dez viagens duplas à Alemanha. A ativação foi acompanhada por uma campanha multimeios e pelo lançamento de packs comemorativos Sagres MiNi.

A cervejeira lançou ainda uma segunda vaga da campanha “Há sempre espaço para acreditar”, com conceito criativo da McCann, e quatro copos colecionáveis com relatos icónicos que recordam momentos altos da seleção das quinas. A partir de dia 14 de junho, faz também contagem decrescente para cada jogo da equipa portuguesa durante todo o Euro 2024, em televisão, digital, mupis digitais e em lojas selecionadas.

Numa outra vertente, também a CUF é patrocinadora da seleção, numa parceria que foi recentemente renovada até 2030. Na sua estratégia de apoio à seleção para o Euro 2024 – competição que representa “mais uma oportunidade para fortalecer a ligação entre a CUF e a FPF” – o grupo de saúde lançou uma campanha multimeios que parte do conceito “a Seleção vai à CUF”.

A ideia é demonstrar o contributo do grupo de saúde para o sucesso da seleção, “nomeadamente através da realização dos exames e acompanhamento médico pré-competição“, explica Ana Allen Lima, diretora de marketing da CUF.

Além disso, conta também com ações de ativação de marca – quer para clientes (via passatempos) quer para colaboradores – a serem realizadas na Cidade do Futebol durante os jogos da Seleção Nacional. Já nos hospitais e clínicas, vão ainda ser desenvolvidas ações específicas para a área pediátrica, com atividades destinadas aos mais novos.

De forma a assinalar a parceria recentemente celebrada com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a Generali Tranquilidade também lançou a campanha institucional de apoio à seleção nacional “Avançamos fortes”.

“Com esta campanha, a Generali Tranquilidade não só apoia a seleção cacional como tem a ambição de inspirar os portugueses e de promover a união, pondo simultaneamente a nossa marca no coração dos portugueses”, explica, citada em comunicado, Maria João Silva, diretora de marketing da Generali Tranquilidade.

João Neves, que se estreou recentemente com a camisola das quinas, é o protagonista da campanha assinada pela Kayak, onde também aparece o ex-jogador da seleção nacional, Nuno Gomes, com a camisola da seleção que usou no Euro 2000.

Embora os Jogos Santa Casa (JSC) sejam a “marca umbrella” diretamente associada ao apoio à seleção nacional de futebol, para este campeonato europeu “foi estrategicamente pensada uma comunicação muito mais orientada para a promoção do jogo de apostas desportivas que integra a oferta e o portefólio JSC – o Placard, pois é evidente o fit que existe entre os adeptos de futebol e o perfil dos apostadores deste jogo”, refere fonte oficial.

Desenvolveu uma campanha a recordar que, além do orgulho nacional na seleção, há outros países que também fazem bater o coração dos adeptos. “Neste Europeu, nem sabes de que terra és” pretende assim “combinar os traços de uma identidade nacional – Cante Alentejano e Varina – com referências a outras nacionalidades, celebrando o entusiasmo dos adeptos com seleções estrangeiras, já que todos eles têm, por regra, um favoritismo em relação a algumas delas”, explica-se.

Além disso, e na qualidade de patrocinador oficial da seleção, os Jogos Santa Casa vão também marcar presença no Fun Park organizado pela Federação Portuguesa de Futebol na Cidade do Futebol.

Por parte da patrocinadora Hertz, as ativações de marca foram feitas nos jogos de qualificação ou preparação exclusivos em Portugal. Já durante o decorrer da prova, a Hertz vai apoiar com mobilidade na Alemanha, para permitir as deslocações de parte da equipa da Federação Portuguesa de Futebol que criará conteúdos para o Canal 11.

“Adicionalmente, considerando as ações da Federação Portuguesa de Futebol feitas em Portugal durante o campeonato europeu de futebol, e que permitem um maior contacto com o público, marcaremos também presença para impulsionar a nossa marca junto dos aficionados por este desporto”, explica Duarte Guedes, CEO da Hertz Portugal.

Em suma, durante os jogos da seleção, “a Hertz focará a sua ativação conjunta com a Federação Portuguesa de Futebol nos canais que fazem mais sentido promover a parceria, nomeadamente a televisão. Também estaremos presentes nos meios digitais, com conteúdos que nos permitem apoiar a nossa Seleção e fomentar o engagement com o público”, sintetiza Duarte Guedes.

Mas mesmo sem serem patrocinadoras oficiais da seleção portuguesa de futebol, outras marcas optam por demonstrar o seu apoio à equipa portuguesa. Como acontece no caso da Solverde.pt, que lançou a campanha “Quando Portugal ganha, todos ganham!”, com criatividade d’O Escritório.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.