Transportes, fogo e ruas cortadas. Tudo o que tem de saber antes da noite de S. João no Porto
Metro do Porto e STCP reforçam a circulação durante toda a noite de São João, no Porto e em Gaia. Saiba quais as ruas cortadas e os pontos altos desta festividade que junta milhares de pessoas.
Reza a tradição que na noite do São João, de 23 para 24 de junho, todos os caminhos vão dar às ruas do Porto e Vila Nova de Gaia, entre arraiais com bailes, rusgas, sardinhadas e caldo verde para petiscar. Regra geral, o carro fica em casa e o caminho faz-se a pé de alho-porro e martelo na mão, e com muita diversão à mistura com o aroma de manjericos no ar.
Por estes dias, o frenesim já está instalado e as cidades vestem-se a rigor, engalanadas com cascatas são joaninas, balões, e bancadas com iguarias para reconfortar o estômago. Um dos pontos altos é o fogo de artifício por volta da meia-noite sobre o rio Douro, abrilhantando o céu das duas cidades vizinhas durante 16 minutos, num investimento de 72.900 euros repartido entre ambos os municípios.
Horas antes e na Ponte Luís I, que liga as duas cidades nortenhas, mais uma tradição: o cumprimento e o brinde com vinho do Porto entre os dois presidentes de câmara, o independente Rui Moreira e o socialista Eduardo Vítor Rodrigues.
As festas de São João concentram-se, este ano, em três locais emblemáticos da cidade: Palácio de Cristal, Largo do Amor de Perdição (na Cordoaria) e na Casa da Música. Ao contrário dos anos anteriores, a rotunda da Boavista não terá a habitual zona de diversões “devido a constrangimentos logísticos” das obras da Metro do Porto, segundo já afirmou, no final de maio, o autarca Rui Moreira.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, e o primeiro-ministro Luís Montenegro juntam-se aos festejos de São João ao início da noite e ao jantar oficial de São João do município do Porto.
O lançamento dos típicos balões de São João só será permitido entre as 21h45 de domingo e a 1h00 de segunda-feira. O espaço aéreo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro estará temporariamente encerrado por questões de segurança.
Saiba quais as ruas cortadas e os horários dos transportes durante a noite de São João.
Interdições ao trânsito no Porto e em Gaia
- Porto: entre as 20h00 do dia 23 e até às 8h00 de 24, o trânsito no centro do Porto vai estar interdito à circulação automóvel na Cordoaria e na Boavista (ligação Palácio Cristal e Casa da Música), locais onde serão instalados os palcos para concertos. Assim como na Avenida Gustavo Eiffel e na Avenida Paiva Couceiro até à rotunda do Freixo, e na marginal até ao cruzamento com a Rua da Restauração.
- Vila Nova de Gaia: trânsito interrompido entre as 19h00 de domingo e as 8h00 de segunda-feira na Avenida Diogo Leite, Avenida Ramos Pinto, Largo Luís I, Rua Rocha Leão, Calçada da Serra, Rua Casino da Ponte, Rua da Fervença, Rua General Torres (entre o Largo Luís I, a Via da Misericórdia e a Rua Daniel Serrão). Assim como na Rua Cândido dos Reis, Rua do Choupelo (depois do Yeatman Hotel), Rua Serpa Pinto, Rua Dr. António Granjo, Largo da Cruz, Rua Rei Ramiro (entre a rotunda da Rua José Falcão/Rua do Agro e o Largo da Cruz), Cais do Cavaco, Cais Capelo e Ivens, Cais da Fontainha, Cais de Gaia (desde a Avenida Mestre José Rodrigues até ao Largo da Cruz).
- A circulação pedonal no tabuleiro inferior da Ponte Luis I estará interdita entre as 23h00 e a uma da madrugada, de acordo com as duas autarquias.
- A Ponte do Infante estará encerrada ao trânsito automóvel a partir das 19h00 de domingo e aos transportes públicos entre as 22h00 do dia 23 de junho e as 03h00 de segunda-feira.
- Quanto aos transportes públicos, a STCP não circulará entre as 19h do dia 23 e as 6h do dia 24 de junho na Ponte Luís I, assim como entre as 22h do dia 23 e as 3h do dia 24 de junho na Ponte do Infante. Já o metro não pode circular entre as 23h30 do dia 23 e a 1h00 de 24 no tabuleiro superior da Ponte Luís I.
- Estação do metro do Jardim do Morro vai estar encerrada entre as 14h00 de domingo e as 4h00 de segunda-feira. Não haverá circulação entre General Torres e São Bento entre as 23h30 do dia 23 e a 1h00 do dia 24.
Metro reforça serviço
A Metro do Porto reforça todas as linhas durante toda a noite de São João, com exceção da Linha Violeta, que mantém o horário habitual e encerra à 1h00.
Será ainda interrompida a travessia do metro no tabuleiro superior, entre General Torres e São Bento, entre as 23h45 e até cerca das 4h00 da madrugada devido ao tradicional fogo de artifício no rio Douro e também a partir da Ponte Luiz I. Neste período, a Linha Amarela funcionará de forma regular no Porto entre o Hospital de S. João e S. Bento, e em Gaia entre Santo Ovídio e General Torres.
Encerrada também vai estar a Estação dos Aliados, na Avenida dos Aliados, entre as 21h e as 5h da madrugada, “por motivos de segurança e dada a grande aglomeração de pessoas esperada” nesta artéria da Baixa do Porto, avança a Metro do Porto na sua página da internet.
- A Linha Azul terá uma frequência de veículos com intervalos de 10 minutos até às 2h00, e 15 minutos após esse horário.
- Na Linha Vermelha a passagem do metro acontece a cada 15 minutos, entre as 20h00 e as 3h00; passando depois a circular de meia em meia hora.
- Na Linha Verde o metro circula a cada 10 minutos entre as 20h00 e as 3h00. A partir desse horário a frequência reduz-se para os 20 minutos.
- Na Linha Amarela entre as 20h00 e as 4h00 da madrugada, a circulação de veículos acontece com intervalos de seis minutos. A partir das 4h00 a frequência diminui gradualmente até atingir os 15 minutos.
- Na Linha Laranja o intervalo de circulação ronda os 10 minutos entre as 20h00 e as 2h00, e posteriormente e até às 6h00 a frequência aumenta para os 15 minutos.
STCP com oferta especial de autocarros
A STCP prevê um aumento de frequência e utilização de viaturas com maior capacidade; o que se “traduz num reforço das linhas de autocarro que servem as zonas mais tradicionais das festividades na cidade invicta”. Assegura, assim, uma mobilidade eficaz de e para todos os concelhos onde opera: Porto, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo.
- Linhas que serão suprimidas a partir as 20h00: a linha 403 (Boavista Casa Música-Campanhã), a linha 500 (Praça a Liberdade-Matosinhos Mercado), a linha 900 (Cordoaria-Sto. Ovídio), a linha 904 (Bolhão-Coimbrões) e a linha 11M (Hosp. S. João-Coimbrões).
- Linhas 200/ 501/ 507/ 601/ 602/ 1M/ 12M/ 13M terminam na Rua da Restauração (junto ao Hospital Santo António).
- Términos na Rua do Bolhão para as linhas 502/ 600/ 701/ 702/ 3M/ 4M/ 5M. Durante a madrugada, a linha 600 estará articulada com a linha 4M, entre a Ponte da Pedra e o centro do Porto.
- Términos na Rua Sá da Bandeira para as linhas 401/ 700/ 800/ 801/ 305/ 7M/ 8M / 9M.
- As linhas da STCP com operação no concelho de Gaia terminam na Av. da República, junto à Câmara de Gaia, a partir das 22h00, pela R. General Torres, R. Daniel Serrão, Av. República.
- Elétricos históricos: os serviços da linha 1 (Infante-Passeio Alegre) e da linha 18 (Clérigos-Passeio Alegre) irão terminar por volta das 18h00 no domingo. Retomam horário normal na segunda-feira pelas 09h00.
Braga também fervilha com o São João
A cidade de Braga também vive a azáfama das festividades do São João com um programa rico em cortejos, como o Carro das Ervas, a Dança do Rei David e o Carro dos Pastores. O frenesim continua ainda com dezenas de cabeçudos a desfilar pelas ruas ou com o despique de bombos entre muita animação.
Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, o “S. João de Braga não se resume apenas a uma noite de folia”. É sim, detalhou, “uma manifestação de cariz cultural e identitário que se estende por onze dias, num programa que envolve toda a comunidade que vive as tradições de forma genuína”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Transportes, fogo e ruas cortadas. Tudo o que tem de saber antes da noite de S. João no Porto
{{ noCommentsLabel }}