Hyundai Ioniq 6: Espaço, estilo e sustentabilidade num só
Com linhas arrojadas e uma estética futurista, o Ioniq 6 não passa despercebido aos mais curiosos, e também a todos os que se preocupam em reduzir a pegada ecológica nas suas viagens em família.
- Este artigo integra a sétima edição do ECO magazine, que pode comprar aqui.
O Ioniq 6 tem a árdua tarefa de superar o sucesso do seu antecessor Ioniq 5, que continua a acumular vendas recorde na Europa e nos EUA. Com um design que mistura o futurismo com um toque clássico, a Hyundai tem apostado forte na eletrificação, e o Ioniq 6 é o seu mais recente trunfo.
Equipado com uma bateria de 77 kW, esta berlina promete não só autonomia para viagens mais longas, mas também uma experiência de condução suave e agradável.
Ao entrar na nova estrela da marca sul-coreana, a primeira coisa que salta à vista é o espaço. Com dois filhos pequenos, mais o habitual arsenal de brinquedos, toalhas, guarda-sol e o indispensável Coleman para garantir a frescura dos comes e bebes numa ida à praia, o espaço nunca é demais numa bagageira de 401 litros.
A área disponível para os passageiros que viajam atrás é também bem generosa, com os bancos traseiros a permitirem que as cadeirinhas das crianças fiquem confortavelmente instaladas sem esmagar os adultos nos bancos da frente com a quantidade de pontapés que tendem a dar à medida que a viagem se torna mais longa. Mas não é só o espaço que merece destaque.
A Hyundai fez questão de utilizar materiais sustentáveis na construção do Ioniq 6 que contribuíram para ser eleito como o veículo mais ecológico de 2023 pela ADAC (a maior associação automobilística da Europa). Desde plásticos reciclados a materiais ecológicos nos revestimentos, este carro é um exemplo de como a indústria automóvel pode contribuir para a sustentabilidade do planeta. Os tecidos dos bancos são feitos de garrafas PET recicladas, e até a pintura utiliza óleos vegetais em vez de químicos nocivos.
Na estrada, o Ioniq 6 também não desilude. A condução é suave e quase silenciosa dada a excelente insonorização do habitáculo. A autonomia anunciada de cerca de 614 km (dependendo do estilo de condução e condições) permite ir e voltar de Lisboa à Ericeira sem preocupações, e ainda sobra bastante energia para um passeio ao final do dia, sobretudo se conduzir no modo “Eco”. Bem diferente é a avaliação que merece o seu design.
Digamos que o Ioniq 6 tem um look que não deixa ninguém indiferente. A traseira lembra claramente os icónicos Porsche, com aquelas linhas curvilíneas e uma presença robusta. Enquanto estávamos a estacionar na praia, fomos abordados por um curioso que, de óculos de sol na ponta do nariz, perguntou: “É um Porsche novo?”. Só nos faltou responder que sim, que é o novo Porsche ‘económico’.
No interior, a história continua. Com dois imponentes ecrãs de 12,3 polegadas a dominar o painel de instrumentos e o sistema de infotainment, não faltam elementos de comparação aos mais recentes modelos da BMW.
A tecnologia é moderna, o design é arrojado e a experiência de condução é igualmente imersiva. No entanto, as semelhanças com as marcas germânicas ficam por aqui. E ainda bem, dirão os interessados em passar o cheque para levar para casa esta berlina sul-coreana.

Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.