“Conde de Monte Cristo” abre ciclo do segundo cinema mais visto no país
A 25.ª edição do cinema francês traz ao país 50 filmes, num ciclo que correrá dez cidades. Exibição do documentário “Aznavour por Charles” assinala o centenário do nascimento do cantor e ator.
A festa do cinema francês começa esta quinta-feira em Lisboa com a antestreia do filme “O Conde de Monte Cristo” de Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte, no Cinema São Jorge. Nesta sua 25.ª edição, o evento conta com 50 filmes em exibição e passa por 10 cidades.
Há um ano passaram pelas salas de cinema deste ciclo cerca de 24 mil pessoas, segundo afirmou a diretora artística da festa do cinema francês, ao ECO/Local Online. Já para este ano é esperado um número superior, prevê Katia Adler.
Nesta edição haverá uma homenagem a Charles Aznavour, a 6 de outubro, domingo, assinalando 100 anos desde o seu nascimento, com a exibição do documentário “Aznavour por Charles”, um diário filmado da vida do cantor e ator francês falecido em outubro de 2018. O cineasta Chris Marker também vai ser homenageado através de uma retrospetiva integral da sua obra no mês de novembro.
O cinema francês é o segundo cinema mais visto em Portugal, segundo a diretora artistica da iniciativa, que relata que o impacto deste “está sempre crescendo” no nosso país.
Esta edição vai ter duas novas secções de filmes: “Rir à grande e à francesa” e “Uma Língua, Múltiplos Olhares – a coprodução franco-belga”. O festival apresenta a recente produção francófona, nomeadamente os filmes com a participação da atriz Isabelle Huppert, “Os novos vizinhos”, de André Téchiné, “Sidonie no Japão”, de Élise Girard, “O crime é meu”, de François Ozon e “De cor (ações)”, de Benôit Jacquot.
A festa do cinema francês começa em Lisboa esta quinta-feira e vai passar por mais 10 cidades. Além de Lisboa, Almada, Beja, Coimbra, Oeiras, Lagos, Leiria, Porto, Setúbal e Silves são as cidades do programa da iniciativa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Conde de Monte Cristo” abre ciclo do segundo cinema mais visto no país
{{ noCommentsLabel }}