Alemã Dachser abre hub tecnológico no Porto e cria 100 empregos

O futuro hub tecnológico no Porto será o segundo maior centro de IT da Dachser a nível global. Empresa já está a recrutar e espera criar 100 empregos.

A empresa de logística Dachser vai abrir um novo hub tecnológico na cidade do Porto – o segundo maior centro de IT da Dachser a nível global –, no segundo trimestre de 2025, prevendo a criação de, pelo menos, uma centena de postos de trabalho até ao final de 2026. A empresa iniciou a sua atividade este mês de novembro, em instalações provisórias, na Invicta, no âmbito da sua estratégia de inovação digital e reforço da presença em Portugal.

A passagem para o futuro espaço, com uma área de mais de 750 metros quadrados, está prevista para o segundo trimestre de 2025. O processo de recrutamento, já em curso, prevê a criação de mais de 100 empregos até ao final de 2026.

O Dachser Corporate IT Hub Portugal será o segundo maior centro de IT da Dachser a nível global, a par dos atuais centros IT da empresa em Espanha, França, Alemanha, Hong Kong e EUA, onde 750 especialistas desenvolvem e otimizam os sistemas centrais integrados da empresa para gestão de transporte e de armazéns.

A cidade destaca-se pela inovação e pela segurança cibernética, além de oferecer acesso a talentos de excelência devido à proximidade de várias universidades, entre outros fatores.

Ralf Morawietz

Corporate Director IT (CIO) da Dachser

Na hora de decidir pela cidade do Porto para a instalação deste novo hub pesaram as “várias vantagens competitivas, a começar pelo seu ambiente internacional, com uma forte orientação tecnológica”, elenca Ralf Morawietz, corporate director IT (CIO) da Dachser, citado num comunicado.

“A cidade destaca-se pela inovação e pela segurança cibernética, além de oferecer acesso a talentos de excelência devido à proximidade de várias universidades, entre outros fatores. O Porto está decididamente a caminho de se tornar um dos centros tecnológicos mais importantes da Europa”, assinala Ralf Morawietz.

Stefan Hohm, chief development officer (CDO) da Dachser explica, por sua vez, que “o IT Hub em Portugal permitirá fortalecer e expandir as capacidades digitais [do grupo], apoiando o crescimento futuro da empresa”.

“Para atingirmos o nosso objetivo de nos tornarmos o fornecedor de logística mais integrado a nível mundial, temos também de nos tornar o fornecedor de logística mais digitalizado”, completa Stefan Hohm.

Alemã Dachser abre hub tecnológico no Porto e cria 100 empregos14 novembro, 2024

Já o vereador da Economia na câmara portuense, Ricardo Valente, considera de grande relevância este investimento na Invicta. “A presença da Dachser, processo que acompanhamos desde o início com a InvestPorto, demonstra a capacidade da cidade para atrair investimentos de alto valor agregado e forte exigência em termos de recursos humanos e tecnologia de empresas que são referências mundiais.”

A Dachser opera em Portugal desde 1999 com serviços de transporte e soluções logísticas para armazenamento e distribuição de mercadorias, tanto no transporte terrestre como no transporte aéreo e marítimo, e emprega cerca de 200 pessoas no país. “Em 2023, a Dachser Portugal registou uma faturação de 94,2 milhões de euros e processou 1,2 milhões de envios”, contabiliza o grupo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemã Dachser abre hub tecnológico no Porto e cria 100 empregos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião