Omnicom compra Interpublic. Será a maior multinacional de publicidade do mundo
"Haverá uma total separação e independência de cada uma das agências do grupo, como até agora tem acontecido", garante Luís Mergulhão, CEO do braço de media do grupo Omnicom em Portugal.
É oficial. O Omnicom Group e o Interpublic Group fecharam o acordo esta segunda-feira. A fusão entre as duas multinacionais americanas vai dar origem à maior companhia de publicidade e media do mundo.
“Trata-se de um movimento, o da aquisição do Interpublic Group pela Omnicom, que pretende, antes de tudo ganhar uma maior posição competitiva para os nossos clientes, e criar sinergias focadas na criatividade, na inovação e no talento, mantendo uma total separação e independência de cada uma das agências do grupo, como até agora tem acontecido”, refere Luís Mergulhão, presidente e CEO da OMG Portugal, citado em comunicado.
O acordo, divulgado este domingo pelo Financial Times, está avaliado em mais de 30 mil milhões de dólares e implica a compra da Interpublic pelo Omnicom Group. A primeira valia 10,9 mil milhões de dólares na sexta-feira, após o fecho das bolsas, enquanto a segunda estava avaliada em 20,2 mil milhões.
O grupo que resultará da fusão das duas companhias terá uma receita líquida superior a 20 mil milhões de dólares, refere o jornal, sendo que a combinação dos dois grupos fará com que ultrapasse a britânica WPP e a francesa Publicis, tornando-se a maior multinacional do setor.
Os acionistas da Omnicom ficam com 60,6% da empresa combinada e os investidores da Interpublic os restantes 39,4%. Espera-se que o acordo seja fechado no segundo semestre de 2025 e gere economias de custo anuais de 750 milhões, avança a Reuters.
Ambas as empresas estão presentes em Portugal. O acordo, confirmado esta segunda-feira, juntará então sob o mesmo teto agências como como a BBDO, TBWA, Fleishman Hillard, OMD e PHD com agências como a McCann, Weber Shandwick, FCB ou Mediabrands.
Este acordo será o maior no setor desde a anunciada fusão da Publicis e da Omnicom, em 2013, que também teria criado o maior grupo de publicidade do mundo, e que foi cancelado após meses de negociações.
(Notícia atualizada às 14h05)
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