Investimento em publicidade cresce 7,7% em 2025, antecipa o GroupM
O digital ser o principal canal publicitário, com o GroupM a estimar que cresça 12,4% em 2024 e que represente 72,9% do total da publicidade em 2025 e 76,8% em 2029.
O investimento em publicidade vai crescer 7,7% no próximo ano. O GroupM estima que as receitas atinjam, a nível mundial, os 1,1 biliões de dólares. Já este ano, o investimento publicitário deve crescer 9,5%, aponta a multinacional, que reviu em alta a sua estimativa de junho — que preconizava um crescimento de 7,8%. 2024 será primeiro ano em que o investimento em publicidade regista um bilião de dólares, aponta.
O digital vai continuar a ser o principal canal publicitário, com o GroupM a estimar que cresça 12,4% a nível global em 2024 e que represente 72,9% do total da publicidade em 2025 e 76,8% em 2029. A publicidade digital em search (pesquisa) — ou seja, em motores de busca como o Google ou Bing — vai apresentar um aumento de 10,1% este ano e de 7,8% em 2025.
Quanto ao segmento televisão, as previsões apontam para um aumento global de 1,9% em 2025, totalizando receitas de 169,1 mil milhões de dólares, sendo a televisão linear responsável por 72,6% desse valor. Apesar da percentagem, o investimento neste meio deva cair 3,4% em 2025. Por outro lado, o investimento em streaming deve crescer 19,3%, sendo que, em 2029, este deve ser responsável por 37,5% do investimento total feito no meio televisivo.
Já o out-of-home (OOH) vai manter a sua quota no setor da publicidade global, principalmente através de um forte desempenho por parte da publicidade digital (digital out-of-home), que se antecipa que represente 42% da totalidade do investimento feito em OOH no próximo ano. No cômputo geral, o OOH deve crescer 7,1% em 2025, representando 5% do investimento total em publicidade.
O investimento publicitário global em áudio deve manter-se praticamente inalterado em 2025, crescendo apenas 0,3%, para 27 mil milhões de dólares, embora sejam previsíveis ligeiras quedas em cada um dos quatro anos seguintes. No entanto, analisando o setor do áudio apenas tendo em conta o streaming, este regista um crescimento de dois dígitos em 2024 e espera um crescimento anual de 4,4% até 2029.
Já a publicidade em imprensa vai manter a tendência descendente, com o investimento a diminuir 4,5% em 2024 e 3% no próximo ano, para 48,1 mil milhões de dólares.
Em sentido contrário, o investimento no cinema cresce 5,2% este ano e 5,9% em 2025. No entanto, o valor de 2,3 mil milhões de dólares previstos para o próximo ano ainda fica aquém do valor global de 3 mil milhões de dólares registados em 2019.
O GroupM prevê também que os dez maiores mercados publicitários cresçam em 2024, embora com diferentes variações. Os EUA e a China continuam como os maiores mercados, com as receitas a subir este ano 9%, para 379 mil milhões de dólares, e 13,5%, para 204,5 mil milhões, respetivamente.
O Reino Unido (que cresce 8,3%, para 53,2 mil milhões de dólares) mantém-se no terceiro lugar, logo à frente do Japão (4,5%, para 52,5 mil milhões). A Alemanha (6,3%, para 37,6 mil milhões) e a França (8,5%, para 30,5 mil milhões) mantêm as suas posições, seguidas pelo Canadá (9,7%, para 21,2 mil milhões), Brasil (11,6%, para 21,1 mil milhões), Índia (10,2%, para 18,5 mil milhões) e Austrália (2,2%, para 17,5 mil milhões).
No estudo do GroupM ressalva-se que os números apresentados deixam de fora o investimento feito em publicidade política nos EUA, que distorce os dados tanto referentes ao próprio país como a nível global. Em 2024, o investimento feito em publicidade política nos EUA acrescentou 15,1 mil milhões de dólares ao total do investimento publicitário, num valor 30% superior ao das eleições presidenciais de 2020. Contabilizando o investimento em publicidade política, a previsão do GroupM para o crescimento global em 2024 sobe para 10,7%, desacelerando para 6,4% de crescimento em 2025.
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