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IPG Mediabrands prevê que mercado global de publicidade suba 6,1% em 2025 para 943 mil milhões de euros

Lusa, + M,

Em 2024 as receitas publicitárias dos meios de comunicação tradicionais "alcançaram o melhor desempenho em 14 anos e cresceram cerca de 4%, para 274 mil milhões de dólares", avança o relatório.

O mercado global publicitário deverá aumentar 6,1% no próximo ano, face a 2024, para 991 mil milhões de dólares (943 mil milhões de euros), “motivado pela estabilidade económica e abrandamento da inflação“, prevê a IPG Mediabrands.

“O mercado dos EUA continuou a liderar os investimentos, com 380 mil milhões de dólares [361 mil milhões de euros], à frente da China, 155 mil milhões de dólares, [147 mil milhões de euros]” refere o relatório.

Este ano, após “um primeiro semestre muito forte em 2024 (12%)”, verificou-se um abrandamento nos últimos seis meses do ano (8%), justificado pela diminuição do investimento nos media tradicionais na Europa no segundo semestre, enquanto a publicidade política manteve o crescimento nos EUA, referem.

Contudo, “a estabilidade económica enfrenta os riscos de uma nova deterioração das tensões geopolíticas que poderá causar uma crise energética e o renascimento das tensões comerciais provocadas pelo aumento das tarifas, com consequências no mercado publicitário“, alerta o relatório elaborado pela MAGNA, unidade de intelligence do grupo IPG Mediabrands.

Já analisando o mercado publicitário global em 2024, as receitas publicitárias dos meios de comunicação tradicionais “alcançaram o melhor desempenho em 14 anos e cresceram cerca de 4%, para 274 mil milhões de dólares [260 mil milhões de euros]”, impulsionadas, acrescentam, pelo número recorde de acontecimentos cíclicos, como as eleições nos EUA, México e Índia, bem como os Jogos Olímpicos de Verão e as competições de futebol (Euro e Copa América).

De acordo com o relatório, “o crescimento significativo no segmento digital, incluindo o search, vídeo digital de curto formato e redes sociais, contribuiu significativamente para a evolução dos resultados“.

Destaca-se ainda “um fator adicional, a forte melhoria na monetização digital, o que contribuiu para um forte crescimento do Instagram e YouTube em 2024, — e que não voltará a aplicar-se em 2025″, segundo o estudo.

Em 2025, o grupo diz que a estabilização da economia europeia e o impacto contínuo dos motores de crescimento orgânico deverão contribuir para manter o crescimento do mercado publicitário global.

Perante isso, a previsão da MAGNA aponta para o crescimento de 6,1% do mercado global (990 mil milhões de dólares), distribuídos pelo digital (9%) e media tradicionais (-2%).

A previsão da IPG Mediabrands fica assim abaixo da do GroupM, que estima que o investimento em publicidade cresça 7,7% no próximo ano. Ainda segundo as estimativas do GroupM, as receitas, a nível mundial, devem atingir os 1,1 biliões de dólares. Já para este ano, o investimento publicitário deve crescer 9,5%, apontou a multinacional, que reviu em alta a sua estimativa de junho — que preconizava um crescimento de 7,8%. 2024 será primeiro ano em que o investimento em publicidade regista um bilião de dólares, apontou.

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