Aqui há muito espaço para ser feliz
Na costa atlântica, entre o campo e a praia, há um paraíso onde é possível reconectarmo-nos com a natureza. Falamos do Spatia Comporta, onde a noção do tempo se perde na infinidade de espaço.
- Este artigo integra a 11.ª edição do ECO magazine. Pode comprar AQUI.
Não chega a uma hora de caminho, com partida de Lisboa, quase sempre por auto-estrada, a distância ideal para uma escapada a meio da semana, ou um fim-de-semana com sabor a férias. Basta fazer a mala com meia-dúzia de peças e rumar a Sul, para desfrutar de um tempo sem preocupações. O Spatia Comporta fica em Bicas, muito perto da Muda, a 15 quilómetros da Comporta. Assim que entramos o portão, a noção de espaço livre é imediatamente notória, não fosse spatia o mesmo espaço, em latim. O complexo edificado estende-se pelos cerca de 170 hectares de terreno, deixando uma distância suficiente para que haja privacidade sem se sentir isolamento. O equilíbrio certo entre sabermos que temos vizinhos sem precisarmos de os ver ou ouvir.
Inaugurado em 2019 com 21 quartos, o resort estreia agora a Clubhouse e 18 novas cabanas com telhados em colmo, rodeadas de oliveiras, pinheiros e lavanda selvagem, em perfeita harmonia entre os interiores decorados pela dupla Pura Cal. A esta oferta de alojamento – os 20 quartos e uma suite, pensados para o conforto das famílias; bem como as 18 cabanas, na nova zona adults–only do Spatia – juntam-se as Villas e as Estates, propriedades privadas que são exploradas pelo Spatia, onde é possível alugar uma casa e passar uma temporada em família, com todos os luxos que o resort oferece.
Se os primeiros quartos já combinavam o conforto da vida moderna com a arquitetura tradicional da região, as novas cabanas vão ainda mais longe no convite ao descanso. São áreas espaçosas, com nunca menos de 40 metros quadrados, oferecendo, além de casas-de-banho luxuosas, um espaço de chuveiro exterior e zona de vestir. Os ambientes serenos – com a curadoria de Tiago Rodrigues e João Vilela da Pura Cal – são reforçados pelo uso do vidro e da madeira a delimitar os espaços, de linhas minimalistas combinadas com tons terracota (nas Cabanas Montado) ou tons de praia (nas Cabanas Dunas) e uma seleção de artesanato local, como potes de barro, candeeiros de vime, cestos nas paredes. Aqui e ali, esculturas de Iva Viana, tapeçarias de Diana Cunha, peças em têxtil de Maria Pratas ou apliques de cerâmica de Maria Castel-Branco. Escolhas que se alargam também às villas – são 27 as residências exclusivas, em modalidades de 2 ou 3 quartos com mais de 200 metros quadrados, cada uma com terreno de um hectare e piscina privada – e às Estates – compostas por 38 casas com entre três e quatro quartos, com lotes de 10 mil metros quadrados. Em ambas, tal como no hotel, a relação entre os interiores e o exterior é primordial. Porque esta ligação com a natureza dá essa sensação de que, aqui, o tempo anda mais lentamente, os dias não correm, saboreiam-se.
Tanto para fazer (ou não)
Se respirar o espaço e relaxar ao som do silêncio não for suficiente, os viciados em adrenalina têm muito com que se ocupar no Spatia. Não faltam experiências ligadas à natureza: vela, surf, ski aquático, equitação, passeios de bicicleta, caminhadas, pesca, observação de pássaros e de golfinhos, apanha de ostras, batismos de mergulho, provas de vinhos.
Os 40 quilómetros de praias semi-desertas, entre Tróia e Melides, permitem escolher uma paisagem diferente a cada dia. Os que optarem por ficar no resort também têm a garantia de andarem entretidos. Entre o lounge, o restaurante Nesto e as piscinas do Clube Spatia, mais familiar, para adultos e crianças; ou a área espaçosa do Clube Colmo, com o terraço, o bar com esplanada do restaurante ORA e a piscina aquecida durante todo o ano, não faltam opções. O resort dispõe ainda de dois campos de ténis, um campo de padel, um campo de pickleball e um pavilhão de yoga – que à noite se transforma em sala de cinema para as famílias, com pipocas incluídas. O ginásio está quase a ser inaugurado e, em 2025, há planos para a abertura de um spa. Para já, os hóspedes podem marcar massagens no quarto ou desfrutar da mesma no Clube Spatia, na sala de tratamentos criada para o efeito. Em 2026, o Spatia inaugura, mais a sul, o novo Spatia Melides, onde vai replicar toda esta experiência de espaço x tempo = felicidade.
Sabores alentejanos com um twist
Situando-se numa região com uma forte identidade gastronómica, nos dois restaurantes do Spatia Comporta – Nesto e ORA –, ambos liderados pelo talentoso chef Afonso Carvalho, mergulhamos nos ingredientes locais e nos sabores que a região tem para oferecer: o peixe e o marisco frescos, os arrozes cremosos, a carne e os legumes orgânicos. Os pratos são simples, mas de confeção apurada, inspirados nos aromas das planícies e do litoral alentejano e na tradição mediterrânica.
Começamos o dia com um luxuoso pequeno-almoço, com tudo a que temos direito: a fruta, o chá, o café, uma seleção de ovos feitos à carta, pudim de chia, iogurte, bolos, pães variados, sumos naturais, entre tantas iguarias, disponíveis tanto no Nesto como no ORA.
O almoço é servido no Nesto, que oferece refeições mais ligeiras, explorando a riqueza dos vegetais sem, no entanto, ter a ambição de “ser saudável”. Na carta encontramos o “Gaspacho de Tomate do Nosso Jardim” (sim, o Spatia tem a sua horta, onde o chef colhe diariamente os ingredientes), um “Bife de Atum com Legumes” ou uma “Canja de Garoupa”. Nas carnes, um “T-Bone Dry Aged” e, para finalizar, uma “Mousse de Chocolate com Azeite, Flor de Sal e Espuma de Lavanda”.
Guardamos a experiência mais requintada para a noite onde, no ORA, o chef Afonso Carvalho desconstrói e recria as tradições gastronómicas da região, dando-lhes um twist moderno. O resultado? Pratos inesquecíveis como, nas entradas, os “Croquetes de Borrego” e os “Pastéis de Cação e Ameijoa”, nos peixes o delicioso “Arroz Cremoso de Peixe e Lingueirão” ou, nas carnes, o “Wagyu Kobe A5 com Figo Frito e Molho Teriyaki”. A fechar, antes de seguir para o fire pit para tomar um digestivo a ver as estrelas, umas “Migas Doces” ou um “Triffle de Requeijão com Doce de Leite, Biscoitos e Morangos”.
Spatia Comporta
N 261-1, Estrada das Bicas, Marco da Saibreira, Bicas
7570-337 Grândola – Portugal
Tel.: +351 269 24 94 86
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.