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Luís Montenegro continua a liderar exposição mediática em novembro

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André Ventura e Marcelo Rebelo de Sousa foram as outras personalidades que mais apareceram na televisão em novembro. Pedro Nuno Santos caiu para o quarto lugar, depois de ter sido segundo em outubro.

Luís Montenegro voltou a ser a pessoa com maior exposição mediática no mês de novembro, mantendo uma posição de liderança que tem vindo a ser renovada há vários meses. No décimo primeiro mês do ano, o primeiro-ministro protagonizou 147 notícias num total de 7 horas e 5 minutos de duração, o que representa, no entanto, uma diminuição significativa face aos números registados em outubro (247 notícias com 12 horas e 55 minutos de duração).

Na segunda posição aparece André Ventura, presidente do Chega, depois de protagonizar 122 notícias de 5 horas e 35 minutos de duração nos telejornais dos quatro canais generalistas em sinal aberto, enquanto Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, foi terceiro, com 130 notícias de 5 horas e 11 minutos de duração.

O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos — que foi segundo no ranking de setembro — caiu para a quarta posição, depois de intervir na primeira pessoa em 100 notícias de 4 horas e 23 minutos de duração, seguido por Ana Paula Martins, ministra da Saúde, que protagonizou 85 notícias com 3 horas e 40 minutos de duração. Os dados são do serviço Telenews, da MediaMonitor (Grupo Marktest).

Na lista dos 10 nomes que mais figuraram nas notícias em outubro segue-se Mariana Mortágua, coordenadora do Bloco de Esquerda (3 horas e 17 minutos), Rui Rocha, presidente da Iniciativa Liberal (3 horas e 9 minutos), Hugo Soares, secretário-geral do PSD (2 horas e 26 minutos), Rúben Amorim, ex-treinador do Sporting Clube de Portugal (2 horas e 10 minutos), e Inês Sousa Real, líder do PAN (2 horas e 3 minutos).

A análise foi feita, de acordo com dados da Telenews, aos principais noticiários dos canais generalistas e excluiu programas, debates ou entrevistas. A contabilização do tempo refere-se ao tempo total de duração da notícia em causa.

Também segundo a Marktest, durante o mês de novembro, os três principais canais da televisão portuguesa — RTP1, SIC e TVI — emitiram 226 horas de informação regular, numa quebra mensal de 6% e homóloga de 12,4%.

No décimo primeiro mês do ano foram emitidas 6.174 notícias, menos 3,7% face ao mês anterior e menos 10,2% em relação a novembro de 2023. A duração média das notícias emitidas foi de 2 minutos e 12 segundos, menos 3 segundos do que o registado em outubro.

A RTP1 voltou a ser a estação que emitiu mais notícias, com 2.400 matérias, bem como a que dedicou mais tempo em grelha à informação regular, com 86 horas de duração.

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