Rebelião neo-punk (da Escócia até Paris)premium
A coleção Dior Cruise 2025 inspirou-se na resiliência de Mary Stuart, Rainha da Escócia, e no imaginário renascentista do countryside escocês. As fotografias são de Sam Copeland.
Tempos conturbados viram nascer Mary Stuart. A princesa que aos seis dias de vida foi proclamada rainha – após a morte do pai, Jaime V da Escócia – foi apanhada nas malhas da política e religião da época, com o reino dividido entre a igreja católica e a protestante. Recém-nascida, impossibilitada de reinar, foi educada em França, ficando a Escócia governada por regentes. A matemática do poder fez dela prometida de Eduardo VI, filho de Henrique VIII, mas após uma reviravolta Mary acabou rainha consorte em França, ao casar com Francisco II. O casamento – e a aliança – foram de pouca dura: Francisco morreria um ano depois. Mary regressaria, então, à Escócia, de onde tinha saído aos cinco anos sem experiência nos meandros da política interna. Muitos súbditos olhavam-na com desconfiança, por
Veja todos os planos
Assine para ler este artigo
Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Se já é assinante, Faça Login.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.