Barcelos contrai empréstimo de 25 milhões para investir em obras estruturantes
O empréstimo terá ainda de ser aprovado em Assembleia Municipal e destina-se a “grandes investimentos em obras estruturais” para o desenvolvimento do concelho.
A Câmara de Barcelos aprovou um empréstimo de 25 milhões de euros para um conjunto de “grandes investimentos em obras estruturais” para o desenvolvimento do concelho, entre as quais a variante urbana do novo hospital, foi anunciado esta segunda-feira.
Em comunicado, o município refere que o empréstimo se destina também à execução da variante urbana nascente, a partir da rotunda das Andorinhas, e à repavimentação de cerca de 45 quilómetros de estradas municipais.
Outras obras são a construção do Centro Operacional do município, a construção das piscinas municipais em Galegos Santa Maria e em Viatodos e a elaboração do projeto de uma nova ponte urbana sobre o rio Cávado. O empréstimo terá ainda de ser aprovado em Assembleia Municipal.
Para o presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, estes investimentos “são o cumprimento de compromissos eleitorais sufragados pelos barcelenses”. O autarca sublinhou que aquelas obras já estão inscritas nas grandes opções do Plano e Orçamento para 2025 e anos seguintes.
Mário Constantino Lopes frisou que só é possível concretizar este empréstimo de médio e longo prazo “porque, em devido tempo, o seu executivo eliminou o ‘garrote financeiro’ da sentença condenatória de 214 milhões de euros, referente ao caso da água, e que estagnou o concelho durante 12 anos”.
O presidente da Câmara aludiu a terá “uma década de desenvolvimento nunca visto na história do concelho”, com os investimentos que decorrerão ao abrigo do empréstimo aliados aos do Plano de Recuperação e Resiliência, como a ecovia, passadiços, fecho da circular urbana e ao programa de erradicação dos caminhos em lama.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Barcelos contrai empréstimo de 25 milhões para investir em obras estruturantes
{{ noCommentsLabel }}