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Mais de 40% dos portugueses ouvem rádio através da internet

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Embora vários indicadores da escuta de rádio tenham crescido, foi a questão "escutou rádio na internet na véspera" aquele que apresentou o maior crescimento, triplicando os valores de há 10 anos.

São 3 milhões e 452 mil os residentes em Portugal continental com 15 ou mais anos que dizem que “costumam” ouvir rádio pela internet. Este número representa 40,2% do universo em análise.

Os dados são avançados pelo estudo Bareme Rádio, da Marktest, que revela ainda que este indicador quase duplicou os valores de há 10 anos, revelando uma tendência geral de crescimento, mas que foi mais acentuada a partir de 2019.

O mesmo crescimento é também observável em relação aos indicadores “ouviu nos últimos 30 dias” e “ouviu nos últimos 7 dias”, que passaram, respetivamente, de 15,4% e 10,1% em 2014 para 29,8% e 22,7% em 2024.

No entanto, foi o indicador “escutou rádio na internet na véspera” aquele que apresentou o maior crescimento, triplicando os valores de há 10 anos. De um total de 3,5% em 2014, passou para os 10,9% registados em 2024.

Também segundo outros dados da Marktest, a rádio foi o segundo meio com maior crescimento em termos de investimento publicitário em 2024, a preços de tabela, atrás apenas do outdoor. Segundo os dados da MediaMonitor, em 2024 foi registado um crescimento do investimento publicitário de 3,2%. No entanto este crescimento foi maior no meio outdoor (10,9%), rádio (8,7%) e internet (4%).

No caso da televisão, esta cresceu abaixo da média do mercado (3%), enquanto na imprensa e no cinema foi observável uma quebra face a 2023, de 4,1% e 4,3%, respetivamente.

No total do investimento feito, a maior fatia do investimento publicitário — a preços de tabela — foi dirigida à televisão (88,7% do total), enquanto a internet captou 4,9%, o outdoor 2,6%, a imprensa 1,9%, a rádio 1,8% e o cinema 0,2%.

Em rádio, o maior anunciante foi o Modelo Continente, que respondeu por 4,6% do investimento feito neste meio, seguido pela Staples (2,3%), Lidl, Nutribalance e Santa Casa da Misericórdia. Estes cinco anunciantes responderam por 13,6% da publicidade do meio rádio, sendo que, somando-se os cinco anunciantes seguintes, se obtém mais de um quinto do total investido em rádio (20,4%).

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