CCDR Norte registou mais 65.200 novos empregados licenciados no último trimestre de 2024
CCDR Norte destaca mercado de trabalho em recuperação no último trimestre de 2024, com mais 65.200 pessoas com Ensino Superior empregadas.
O número de empregados com Ensino Superior aumentou 12,4% no Norte do país, no último trimestre de 2024, em comparação com igual período do ano anterior. “Este acréscimo representa 65.200 novos postos de trabalho, refletindo uma valorização crescente do Ensino Superior na região”, revela esta terça-feira a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
Os dados estão incluídos no relatório trimestral “Norte Conjuntura”, lançado pela CCDR Norte e que apresenta as tendências da evolução económica na região. E que dão conta de “um panorama otimista para a economia do Norte, com um mercado de trabalho em recuperação e setores estratégicos a mostrarem crescimento“, assinala a comissão num comunicado.
Além do emprego de licenciados, a comissão também verificou um crescimento de 2,1% da população empregada total na região nortenha do país, superando o crescimento nacional de 1,3%. “Este desempenho sugere uma recuperação mais robusta do emprego na região, destacando a resiliência do mercado de trabalho do Norte”, sustenta a CCDR nortenha sob liderança de António Cunha.
Um panorama otimista para a economia do Norte, com um mercado de trabalho em recuperação e setores estratégicos a mostrarem crescimento.
Já a taxa de desemprego atingiu os 6,9% no quarto trimestre de 2024, uma redução de 0,4 pontos percentuais em relação a período homólogo de 2023. Mesmo assim, destaca a comissão, “essa taxa ainda se mantém acima da média nacional, que é de 6,7%”.
Também o salário líquido médio dos trabalhadores por conta de outrem no Norte cresceu 8,3% em termos reais, atingindo os 1.117 euros. “Em comparação, a variação real a nível nacional foi de 9,5%, com um salário médio de 1.184 euros”, assinala.
As exportações de bens do Norte também mostraram uma subida de 1,8% no último trimestre de 2024, abaixo do aumento de 4% observado em Portugal.
Já no setor do turismo, as dormidas em estabelecimentos turísticos na região cresceram 7,9%, em comparação com o mesmo período de 2023, ultrapassando a subida de 4,7% a nível nacional.
A CCDR Norte também constatou o aumento em 23,6% dos edifícios licenciados na região face a ao mesmo período de 2023, superando o crescimento nacional de 22,5%.
Por fim, o valor dos novos empréstimos às empresas na região cresceu 19,8%, apesar de uma ligeira redução de 0,8% na dívida das empresas, principalmente devido a amortizações.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CCDR Norte registou mais 65.200 novos empregados licenciados no último trimestre de 2024
{{ noCommentsLabel }}