Das viagens de jato privado ao almoço a dois num museu, as extravagâncias dos milionários
Fora de Série

Das viagens de jato privado ao almoço a dois num museu, as extravagâncias dos milionários

Susana Pinheiro,

Portugal tem-se afirmado como um destino de luxo. Conheça algumas das extravagâncias milionárias: viajar de avião e iate privados, fechar um museu para almoçar ou uma loja da Avenida da Liberdade.

Sílvia Ferreira, CEO Luxury Tours Portugal19 abril, 2025

 

Viajar a bordo de um avião e iate privados, para depois seguir ao volante de um Aston Martin ou Lamborghini, passear de balão e à chegada desfrutar de uma refeição com assinatura de um chef de renome acompanhada de vinhos escolhidos a dedo por um sommelier. Tudo isto enquanto explora as regiões vinícolas do Douro e do Alentejo pela quantia de 35 mil euros por pessoa. Pode parecer coisa de filme, mas há milionários dispostos a pagar este valor em Portugal e não estamos a falar só de turistas, ainda que o mercado americano tenha aqui um grande peso.

As excentricidades não ficam por aqui no portfólio da agência portuense Luxury Tours Portugal, do Grupo Wine Tourism in Portugal, que lança charme aos clientes com roteiros exclusivos e desenhados à medida que colocam o país no mapa mundial. Pretende posicionar-se no mercado como uma marca de concierge de luxo. “Já fechámos o Palácio da Bacalhôa só para um casal ter um almoço mais intimista”, ou um museu para um jantar a dois num ambiente fora da caixa, conta Sílvia Ferreira, CEO do Grupo Wine Tourism in Portugal, que já tem na mira uma parceria com o Museu do Tesouro Real.

Acostumada que está a concretizar os mais inusitados desejos dos clientes que procuram um programa com charme e fora de série, Sílvia Ferreira nota que há casais a gastar entre 40 e 50 mil euros em várias experiências sensoriais e memoráveis. Não é preciso muito para atingir este valor. Contas feitas, detalha, “um cruzeiro privado de meia hora pode custar três mil euros, dependendo do iate e do tipo de vinhos que forem selecionados. E depois há todo o tipo de condicionantes que podem fazer com que o produto seja ou não mais caro”.

Podem não passar de um sonho para a maioria das pessoas, mas estas excentricidades são uma realidade para um nicho de mercado em Portugal, assegura Sílvia Ferreira. Num só dia podemos viver um programa de encher as medidas que começa com uma viagem de iate até ao Douro Vinhateiro, com um copo de um bom vinho que desperta as nossas papilas gustativas, ao som de um violino e com uma paisagem de tirar o fôlego como pano de fundo.

Regressamos depois de helicóptero ou jato particular à cidade Invicta, onde almoçamos num ambiente intimista numa cave do Vinho do Porto com assinatura de um chef de alta gastronomia. E até porque o dia ainda vai a meio, há tempo de sobra para darmos um pulinho a uma loja na Avenida da Liberdade, em Lisboa, como se fosse mesmo ali ao lado. Não é o caso, mas temos a sorte de, mais uma vez, ter o helicóptero à disposição.

Uma vez na loja, temos um consultor de moda só para nós e o espaço de portas fechadas ao público. É mesmo caso para dizer “uau”, como expressa, entre risos, Sílvia Ferreira. Para terminar em grande, viajamos até ao Algarve onde pernoitamos numa villa com direito a mordomo, chef privado e um sommelier que nos aconselha e dá a provar vinhos mais requintados.

São experiências como estas, desenhadas ao pormenor para um segmento premium, algumas delas feitas à medida dos desejos do cliente milionário. E este não é um público qualquer: “São clientes que dão muito valor ao dinheiro, apesar de comprarem este tipo de experiência. Muitos deles já vivem rodeados de conforto no seu quotidiano”. Mas querem viver um momento de sonho, inesquecível, que um dia possam contar à família e aos amigos.

No caso do itinerário desenhado para as regiões vinícolas do Douro e Alentejo, com um custo de 35 mil euros por pessoa, batizado de “Portugal Signature Wine Journey”, o programa conta com a parceria de entidades como a Quinta do Paral (Alentejo) e a Quinta da Vacaria (Douro). Promete um mergulho num cardápio tão variado como viagens de avião privado e em carros de luxo e balão, assim como passeios de jipe pelas vinhas até refeições em restaurantes estrela Michelin.

Sílvia Ferreira confessa-nos que é “uma privilegiada por poder viver estas experiências no próprio país”. Agora, o grupo que representa pisca o olho aos milionários com extravagâncias inusitadas e fora da caixa, num mercado que acredita estar em crescente expansão. Além de Portugal, o Grupo Wine Tourism in Portugal tem como principais mercados os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, França, Espanha, Brasil, Suíça, Itália e Holanda.

Entretanto, há uma outra marca do mesmo grupo a posicionar-se no segmento de luxo, mas desta vez de olho no mercado corporativo. Chama-se “Experiencea” e está a preparar um grande evento de lançamento para maio deste ano que ainda está no segredo dos Deuses. Tal como acontece com os roteiros ou momentos exclusivos que o grupo delineia ou tem em carteira, a CEO do grupo promete algo memorável e surpreendente nesta iniciativa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.