Luís Montenegro é o político com mais exposição televisiva em mês de queda do Governo
Recorde-se que foi em março que a rejeição de uma moção de confiança levou à queda do Governo, após a polémica em torno da empresa Spinumviva.
Luís Montenegro reconquistou a liderança da exposição mediática no mês de março, a qual tinha perdido em novembro. Ao protagonizar 250 notícias com um total de 13 horas e 19 minutos de duração, o primeiro-ministro e líder da AD conquistou, por uma margem significativa, a posição cimeira do ranking, que foi ocupada por Pedro Nuno Santos no mês anterior. Recorde-se que foi em março que a rejeição de uma moção de confiança levou à queda do Governo, após a polémica à volta da empresa Spinumviva.
Caído para a segunda posição, o secretário-geral do PS protagonizou 162 notícias de 8 horas e 25 minutos de duração, enquanto André Ventura, líder do Chega, registou a terceira posição, depois de intervir na primeira pessoa em 110 notícias de 5 horas e 34 minutos de duração. Os dados são do serviço Telenews, da MediaMonitor (Grupo Marktest).
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manteve a quarta posição, com 84 notícias de 4 horas e 8 minutos de duração. Já a coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, ocupou a quinta posição, ao intervir na primeira pessoa em 82 notícias com 3 horas e 37 minutos de duração.
Entre os dez nomes que mais figuraram nas notícias televisivas em março, segue-se Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP (3 horas e 31 minutos), Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira (2 horas e 59 minutos), Rui Tavares, líder do Livre (2 horas e 31 minutos), Rui Rocha, presidente da Iniciativa Liberal (2 horas e 30 minutos) e Inês Sousa Real, porta-voz do PAN (2 horas e 26 minutos).
A análise foi feita, de acordo com dados da Telenews, aos principais noticiários dos canais generalistas e excluiu programas, debates ou entrevistas. A contabilização do tempo refere-se ao tempo total de duração da notícia em causa.
Também segundo a Marktest, durante o mês de março, os três principais canais da televisão portuguesa — RTP1, SIC e TVI — emitiram 234 horas de informação regular, o que representa uma subida mensal de 11,8% mas uma quebra homóloga de 3,5%.
No terceiro mês do ano foram para o ar 6.608 peças, mais 12% do que no mês anterior e menos 7,3% em relação a março de 2024. A duração média das reportagens emitidas foi de 2 minutos e 8 segundos, precisamente a mesma duração que a registada em fevereiro.
A RTP1 voltou a ser a estação que emitiu mais notícias, com 2.521 peças, bem como a que dedicou mais tempo em grelha à informação regular, com um total de 90 horas de duração (mais sete horas que no mês anterior).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.