Porto e Gaia eleitas Capital Mundial do Desporto 2028

Afinal a diferença era tão "mínima" entre as finalistas Porto/Vila Nova de Gaia e Buenos Aires (a vencedora) que as duas cidades nortenhas foram eleitas Capital Mundial do Desporto 2028.

Porto e Vila Nova de Gaia não venceram o título de Capital Mundial do Desporto 2027 na disputa final com Buenos Aires (Argentina). Mas viram na mesma o esforço da candidatura conjunta reconhecido ao serem diretamente nomeadas para 2028. “Pela primeira vez, Portugal foi o país escolhido pela ACES Europa para ter esta distinção” devido à “elevada qualidade do trabalho apresentado” e à diferença mínima na avaliação final” entre as duas candidaturas, começam por explicar os dois municípios num comunicado conjunto.

Segundo as autarquias lideradas por Rui Moreira (Porto) e Eduardo Vítor Rodrigues (está quase de saída da câmara de Gaia), a decisão de eleger diretamente uma candidatura está prevista no regulamento da ACES Europa Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto, que “permite a designação da cidade finalista no ano seguinte se a diferença de pontuação for inferior a cinco pontos”.

As duas cidades estavam finalistas na corrida a Capital Mundial do Desporto 2027, juntamente com Buenos Aires. Em meados de março deste ano, as duas cidades estiveram numa operação de charme para “convencer” o comité de avaliação de que são merecedoras do título. Não ganharam, mas foram eleitas diretamente para 2028. Já na ocasião, Rui Moreira disse que as duas cidades tinham razões de sobra para ganharem esta disputa com Buenos Aires.

Só nos últimos quatro anos, os municípios do Porto e de Vila Nova de Gaia investiram 57 milhões de euros no desenvolvimento desportivo. Mais do que a rede de equipamentos existente, o presidente da câmara do Porto destacou as pessoas, os clubes e as associações desportivas como grandes trunfos nesta candidatura que acredita ter tudo para ganhar. As duas câmaras apoiam mais de 20 mil atletas federados como mote de coesão territorial, inclusão e educação para a cidadania

Receção da comissão de avaliação da candidatura do Porto e Gaia a Capital do Desporto em 2027.Andreia Merca/CM Porto 14 março, 2025

Apesar de não terem conquistado o título de 2027, todo o esforço conjunto não foi em vão. Para as duas autarquias, esta nomeação para Capital Mundial do Desporto 2028 é o reconhecimento do esforço conjunto, assim como dos clubes, atletas, associações, instituições e restante comunidade que, “ao longo dos anos, contribuíram para afirmar o desporto como um pilar essencial da vida das cidades do Porto e Vila Nova de Gaia”.

Esta decisão da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto marca, assim, um novo capítulo na história do desporto nacional. Porto e Gaia destacam o “profundo sentido de responsabilidade que esta nomeação acarreta para as duas cidades”.

Sob o lema “Challenge The Gap / Para Além das Margens”, os dois municípios assumem o título como “um compromisso com o futuro e uma oportunidade para, ao longo dos próximos anos, incentivarem e apoiarem, cada vez mais, a prática desportiva formal, informal e federada”, lê-se num comunicado conjunto. Comprometem-se ainda a criar novos equipamentos, a requalificar espaços desportivos, desenvolver novos programas desportivos e organizar eventos.

A candidatura conjunta de Porto e Vila Nova de Gaia já tem um hino oficial e um vídeo que “destaca a relação estreita entre as duas cidades”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Porto e Gaia eleitas Capital Mundial do Desporto 2028

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião