Almada e Oeiras vão apresentar proposta para criar ligação fluvial entre a Trafaria e Algés

  • Lusa
  • 2 Junho 2025

A criação de uma ligação fluvial entre a Trafaria e Algés visa dar resposta “à necessidade de melhorar a ligação entre margens e reduzir tráfego rodoviário na Ponte 25 de Abril”.

Os municípios de Almada e Oeiras vão apresentar uma proposta conjunta à Área Metropolitana de Lisboa (AML) e ao Governo para a criação de uma ligação fluvial entre a Trafaria e Algés, anunciaram esta segunda-feira as duas câmaras.

“Os municípios comprometeram-se a trabalhar em parceria no curto prazo, no sentido de elaborar uma proposta conjunta a apresentar à Área Metropolitana de Lisboa e ao Governo”, lê-se nos comunicados enviados pelas câmaras.

Nas notas, enviadas em separado, as autarquias referem que a possibilidade de criação de uma ligação fluvial entre a Trafaria e Algés foi debatida numa reunião entre a presidente da Câmara de Almada (distrito de Setúbal), Inês de Medeiros (PS), o presidente da Câmara de Oeiras (distrito de Lisboa), Isaltino Morais (independente), e a presidente da Transtejo, Alexandra Carvalho.

A criação de uma ligação fluvial entre a Trafaria e Algés, indicam os municípios, visa dar resposta, por um lado, “à necessidade de melhorar a ligação entre margens e reduzir o tráfego rodoviário na Ponte 25 de Abril” e, por outro lado, “corresponder aos diferentes projetos de mobilidade previstos atualmente na Área Metropolitana de Lisboa (AML)”.

Do lado de Almada, o projeto é a expansão do Metro Sul do Tejo à Costa da Caparica e à Trafaria. O traçado em estudo para o Metro Sul do Tejo terá uma extensão de 7,16 km e inclui 10 estações: Pêra, Várzea de Pêra (com ligação ao Funchalinho), Centro da Costa da Caparica, Parque Urbano da Costa da Caparica, Santo António, São João, São Pedro, Madame Faber/Matas Nacionais, Bombeiros Voluntários da Trafaria e Estação Fluvial da Trafaria.

Em julho de 2024, o ministro das Infraestruturas disse esperar que as obras para a extensão do Metro Sul do Tejo à Costa da Caparica e à Trafaria possam arrancar dentro de cinco a sete anos.

Do lado de Oeiras está prevista a extensão do elétrico 15 ao Jamor e o desenvolvimento do metro ligeiro de superfície LIOS (Linha Intermodal Ocidental Sustentável) que irá ligar Alcântara a Algés, com extensão à Reboleira (concelho da Amadora) e ao Colégio Militar (concelho de Lisboa), é ainda indicado nas notas dos municípios.

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