Pessoas +M

Hugo Veiga sai da AKQA e deixa o mundo das agências

Carla Borges Ferreira,

"Não sei o que o futuro reserva, mas saio do mundo de agência para explorar projetos que podem ir do entretenimento a iniciativas educacionais", diz Hugo Veiga ao +M.

Hugo Veiga, global Chief Creative Officer da AKQA, em entrevista ao ECO/+MHugo Amaral/ECO

Hugo Veiga, que regressou a Portugal em fevereiro para liderar a partir do país de origem a criatividade da rede AKQA e lançar a agência no mercado, vai deixar o grupo e também o mundo das agências. A decisão é tomada em conjunto com Diego Machado, o seu dupla ao longo dos anos e com quem abriu em 2014 a agência em São Paulo, também chief creative officer (CCO) global da rede de agências do grupo WPP.

“Ao longo da vida, sempre busquei expandir os limites da minha criatividade. Talvez a maioria conheça apenas o Hugo publicitário, mas já fui roteirista e ator em três programas de TV, fiz dobragem de desenhos animados, atuei em peças de teatro, venci campeonatos de improviso, criei personagens de animação, publiquei um livro e tenho na gaveta um documento de 120 páginas para uma série de TV. Atualmente, dedico uma ínfima parte do meu tempo ao meu alter ego musical — GOHU — que está prestes a lançar o terceiro álbum“, começa por enquadrar.

Agora, “num momento em que, para alguns, a ascensão da inteligência artificial questiona o valor da criatividade humana, quero ajudar a provar que esta é uma boa parceira criativa, mas nada supera a ingenuidade e a capacidade de sonhar que nos tornam humanos”, prossegue o criativo português mais premiado de sempre, em declarações ao +M.

A saída da AKQA significa também o afastamento das agências. “Não sei o que o futuro reserva, mas saio do mundo de agência para explorar projetos que podem ir do entretenimento a iniciativas educacionais”, aponta o português, que nos últimos quatro anos liderou a criatividade global da rede.

“E num mundo que busca tantas certezas, como é bom levantar questões. Se alguém quiser procurar respostas junto, chama para conversar”, conclui, numa declaração por escrito ao +M.

Com a saída da dupla, avança o brasileiro Meio&Mensagem, Nicolai Smith, diretor executivo de Copenhaga, será CCO da Europa, Renato Zandoná, diretor executivo criativo Latam da AKQA, será promovido a CCO da rede na América Latina e Tara McKenty, diretora executiva da Austrália, passará a CCO da Austrália e da Nova Zelândia. O brasileiro Fernando Pellizzaro passa a diretor executivo global da rede de agências e será responsável pela conta global da Coca-Cola, que era liderada por Hugo Veiga e Diego Machado.

Em outubro, o fundador e CEO global da AKQA, Ajaz Ahmed deixou a companhia e, nos meses seguintes, outros 11 responsáveis da rede de agências também saíram, recorda o site.

“Vou ‘começar começando’, como se diz no Brasil. Começar lentamente. O principal objetivo é perceber de que forma vou conseguir conectar não só talentos presentes em Portugal com oportunidades lá fora, mas de que forma conecto também marcas presentes aqui, empresas, ao talento e à network AKQA global“, explicava o criativo português mais premiado de sempre em entrevista ao +M, em fevereiro. A chegada a Portugal, o lançamento da AKQA São Paulo, o assumir da criatividade global e os desafios das agências — e da publicidade — foram alguns dos outros temas abordados.

Reveja a entrevista a Hugo Veiga

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Nascido em Portugal, a carreira de Hugo Veiga nas últimas duas décadas tem sido feita internacionalmente, primeiro no Brasil e nos últimos quatro anos, quando assumiu a liderança criativa global da rede, nos EUA.

Com mais de 60 leões de Cannes no currículo, o criativo conquistou cerca de 25 ouros e quatro grand prix: “Dove Real Beauty Sketches”, “Nike Air Max Graffiti Stores”, “Bluesman” e “Nike Never Done Evolving feat Serena”.

Após ser reconhecido como o melhor redator do ano no Cannes Lions 2013, Hugo Veiga co-fundou o estúdio da AKQA em São Paulo, eleito o “Escritório Mais Feliz da WPP” em 2018, “Agência do Ano da América Latina” no Cannes Lions em 2019 e no One Show em 2020. O estúdio também conquistou um Grand Clio para cinco clientes diferentes em cinco anos consecutivos.

Individualmente, foi eleito o Melhor Diretor de Criação do Brasil em 2019 pelo PropMark, realizou duas palestras TEDx, atuou como Latin America Chair no Andy Awards e foi presidente do júri da categoria Mobile no Cannes Lions de 2022. Este ano, 2025, integra o júri dos Titanium Lions do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions.

Fora da publicidade, foi roteirista e ator em três programas de televisão, fez dublagem de desenhos animado, criou Azevedo, um personagem animado, venceu duas edições do Concurso de Teatro de Improviso de Lisboa, criou “Clio On_Tour”, uma série limitada para o Renault Clio lançada em Portugal em 2005, e foi o vocalista da Moda Foca, uma banda de rock dos anos 90. Em 2020, lançou “Terra da Faina”, o álbum musical de estreia sob o alter ego Gohu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.