Alentejo, Centro de Portugal e Extremadura unem-se como único destino turístico

Alentejo, Centro de Portugal e a região espanhola Extremadura aliam-se como único destino turístico para conquistar mercado europeu. Em cima da mesa está a criação do passaporte enoturístico ibérico.

Turismo Centro

Sob o lema “3 regiões, 2 países e um só coração”, Alentejo, Extremadura (Espanha) e Centro de Portugal uniram sinergias e apresentam-se agora como um único destino turístico para conquistar o mercado ibérico e europeu. Tiram da cartola os melhores trunfos que têm para reforçar os 120 milhões de turistas internacionais que, anualmente, visitam os dois países vizinhos, de olhos postos no desenvolvimento económico e coesão territorial.

Partindo de uma estratégia turística comum, as duas regiões portuguesas e uma espanhola, que são contíguas no oeste da Península Ibérica, convidam, assim, à descoberta das potencialidades dos territórios dos dois países, desde o património histórico e cultural, passando pela natureza, lazer, gastronomia até ao enoturismo.

Esta aliança transfronteiriça aposta num modelo de desenvolvimento turístico sustentável, valorizando os seus recursos naturais, culturais e gastronómicos. Durante a apresentação desta aliança, em Madrid, o presidente da Agência Regional de Promoção Turística (ARPT) do Centro de Portugal, Rui Ventura, afirmou que “o Centro de Portugal, o Alentejo e a Extremadura têm todas as condições para liderarem uma nova abordagem ao turismo de interior, baseada na valorização do território, na sustentabilidade e na criação de valor para as comunidades“.

Rui Ventura acredita que estas três regiões se podem afirmar como “um destino integrado, autêntico e competitivo no espaço ibérico” e propõe mesmo a criação de um passaporte enoturístico ibérico, como forma de incentivar os visitantes a percorrer o território das três regiões.

Esta localização deve transformar-se numa força eficaz de vendas.

José Santos

Presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo

A localização geográfica destes territórios, entre Madrid, Sevilha, Lisboa e Porto — considerados grandes centros urbanos com aeroportos internacionais e elevados fluxos turísticos — é outra mais-valia para a estratégia conjunta destes territórios na captação de mais turistas.

Para o presidente da ARPT do Centro de Portugal, “esta cooperação é, cada vez mais, uma força ativa para o desenvolvimento económico e para a coesão territorial”. Rui Ventura propôs aos seus parceiros do Alentejo e da Extremadura a criação de um passaporte enoturístico ibérico, como forma de incentivar os visitantes a percorrerem o território das três regiões.

2. Comporta, Alentejo – Portugal

Igualmente o presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, José Santos, acredita no potencial destas regiões ibéricas: “Os territórios do Alentejo, Centro de Portugal e Extremadura podem assumir uma centralidade estratégica no contexto do mercado ibérico, que é essencial saber aproveitar”. Considerou mesmo que “esta localização deve transformar-se numa força eficaz de vendas“.

Também Victoria Bazaga, conselheira de Cultura, Turismo, Juventude e Desporto da Junta da Extremadura, realçou as potencialidades das três regiões para, juntas, conquistarem o mapa turístico internacional. “Nestas três regiões e dois países há tanto para ver, tantas experiências para viver, que nos tornaremos num dos destinos de interior sustentáveis e culturais mais importantes do mundo”, frisou, citada num comunicado.

 

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