WPP volta a ser a companhia criativa do ano em Cannes. OMD é a de media e DDB a criativa
A parisiense Publicis Conseil voltou a ser considerada a agência do ano, seguindo-se a Africa Creative DDB (São Paulo) e a FCB Chicago. Já entre marcas, a AXA foi eleita como “marca criativa do ano”.
A WPP voltou a ser considerada a companhia criativa do ano no festival de criatividade Cannes Lions. A distinção foi obtida depois de as agências do grupo terem conquistado um total de 168 prémios, entre um Titanium Lion, 10 Grand Prix, 23 ouros, 53 pratas e 81 bronze. No pódio, segue-se a Omnicom e a IPG.
Recorde-se que a WPP perdeu no ano passado o estatuto de maior grupo de publicidade a nível global, em termos de faturação, para a Publicis, ao mesmo tempo que viu as suas duas maiores rivais norte-americanas — a Omnicom e a IPG — anunciarem planos de fusão.
Já a DDB Worldwide foi eleita como a rede (network) do ano. A Ogilvy, que liderou no ano passado, caiu assim para a segunda posição, seguindo-se a FCB. Já enquanto network independente do ano, foi a Serviceplan Agenturgruppe quem recolheu a distinção máxima, seguindo-se a Rethink (Toronto, Canadá) e a Wieden+Kennedy.
No que diz respeito às agências de media, a “Media Network of the Year” é a OMD, pelo segundo ano consecutivo, depois de ter conquistado oito Lions (1 Ouro, 3 Prata, 4 Bronze) e 27 shortlists. Segue-se a Mindshare e a PHD.
“A conquista do título de Media Network of the Year é uma evidência da promessa OMD “We create what’s next” e da sua capacidade de antecipar e moldar tendências de mercado. Este reconhecimento é um tributo ao talento, ao entusiasmo e à colaboração das nossas equipas, capazes de transformar ideias em estratégias de negócio de elevado impacto para os nossos clientes”, diz Bernardo Rodo, managing director da OMD Portugal, citado em comunicado.
Já a parisiense Publicis Conseil voltou também a ser considerada a agência criativa do ano. Em segundo e terceiro lugar ficaram, respetivamente, a Africa Creative DDB (São Paulo, Brasil) e a FCB Chicago (EUA).
Entre marcas, a AXA foi eleita como “marca criativa do ano”, seguindo-se na segunda posição a Dove e na terceira a Vaseline.
Agências do ano por categoria
Classic
Africa Creative DDB, São Paulo, Brasil
Craft
FCB Chicago, Estados Unidos
Engagement
GUT, São Paulo, Brasil
Entertainment
David, Nova Iorque, Estados Unidos
Experience
DM9, São Paulo, Brasil
Good
Africa Creative DDB, São Paulo, Brasil
Health
Ogilvy Xangai e Ogilvy Singapura
Strategy
Ogilvy UK, Londres, Reino Unido
Agências independentes do ano por categoria
Classic
Serviceplan, Munique, Alemanha
Craft
Bear Meets Eagle On Fire, Sidney, Austrália
Engagement
Rethink, Toronto, Canadá
Entertainment
BigTime Creative Shop, Riade, Arábia Saudita
Experience
Serviceplan, Munique, Alemanha
Good
L&C, Nova Iorque, EUA, e Serviceplan, Munique, Alemanha
Health
Artplan, São Paulo, Brasil
Strategy
Rethink, Toronto, Canadá
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.